O momento pautado pela globalização faz da questão tecnológica condição para o desenvolvimento das atividades de trabalho e lazer. Entretanto, com a popularização da internet, além da gama de benefícios que ela vem trazendo para a sociedade pós-moderna, os problemas que também a acompanham se evidenciaram. A exposição dos usuários em orkut, blogs, fotologs, golpes entre outros crimes tem crescido assustadoramente e o número de ocorrências registradas no Núcleo de Repressão aos Crimes Eletrônicos (NURECCEL) da Polícia Civil, aumentou em cinco mil vezes.
Sabendo disso, o Centro Educacional Leonardo da Vinci convidou o Dr. Eduardo Pinheiro Monteiro, daquele órgão, para ministrar a palestra “Internet Segura para Adolescentes” em duas versões: uma para alunos e outra para os pais.
Com êxito, todos os espectadores ficaram satisfeitos com conteúdo e ficaram sob alerta para os riscos inerentes à navegação e trocas de mensagens por qualquer um dentro dos programas da rede, das possibilidades de serem envolvidos desde formas menos agressivas até nos “crimes virtuais” e ainda das penalidades que poderão advir em conseqüência do uso indevido da ferramenta Internet.