Em 21/11/07 o Da Vinci recebeu a Sra. Diza Gonzaga para palestra sobre VIDA!
Sra. Diza Gonzaga. A dor da perda de um filho transformada em força para lutar pela vida dos jovens.
Um dos folders do projeto VIDA URGENTE começa com o seguinte texto:
“Breve história de uma vida.
Thiago nasceu em um domingo, Dia das Mães. Segundo filho do casal Régis e Diza Gonzaga, havia completado 18 anos uma semana antes da madrugada fria de 20 de maio de 1995, quando retornava de uma festa de carona.
A alta velocidade e um contêiner de entulho, colocado irregularmente na avenida, levaram a alegria de viver de Thiago de Moraes Gonzaga. Ele tinha embarcado em uma carona sem volta.”
Essa não é a ordem natural da vida e a dor da perda de um filho é intensa, profunda, incurável.
No dia 13 de maio de 1996, data em que Thiago completaria 19 anos, nascia a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, criada por seus pais, com o objetivo de desenvolver ações de educação e conscientização a fim de diminuir os acidentes de trânsito, principalmente envolvendo jovens.
A mãe, Sra. Diza, deixou de atuar como arquiteta e passou a se dedicar a mostrar aos jovens a necessidade da preservação da vida.
Explicou que o nome “VIDA URGENTE” surgiu quando percebeu Thiago deixando a vida, e ela sentindo o desejo de VIDA, URGENTE, para seu filho.
Cerca de 130 alunos, diretores e professores do Da Vinci ouviram a palestra e entenderam também, a necessidade urgente de lutarmos pela vida de nossos filhos, nossos jovens.
Sra. Diza falando para platéia atenta, entendendo que a mensagem foi para eles e para os demais jovens, condutores ou caronas.
Uma das missões da Fundação é “Desmistificar a “Cultura do Herói” que tanto influencia nossos jovens e quase sempre acaba em tragédia.”
Grande causador de acidentes e mortes, o álcool vem sendo consumido por jovens - cada vez mais jovens - que não percebem o limite, o momento de parar, embora o ideal fosse nem ao menos começar.
E “fica chato” não acompanhar os colegas... o jeito é embarcar, para não ficar careta, ou outros atributos que recebem a importância que não têm.
O Governo do Estado do Espírito Santo adotou o projeto e vem incentivando a implantação de uma “filial” da Fundação em nosso Estado, visando reduzir o índice de morte por acidente de trânsito, o que já foi obtido no Rio Grande do Sul, sede do movimento.
Maria Helena, Diretora do Da Vinci; Sra. Diza Gonzaga, Presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga; Sra Rosane Gilberti de Souza, Gerente de Educação e Estatística de Trânsito do DETRAN ES e alunas do Da Vinci que já se interessaram em compor o quadro
Jovens voluntários já se inscreveram, vão receber instruções e acompanhamento.
Uma sede está sendo providenciada na Praia do Canto, onde a Fundação pretende organizar as ações em prol da vida.
As borboletas, logo do projeto VIDA URGENTE.
O projeto é muito extenso e, para conhecê-lo, melhor visitar o site www.vidaurgente.com.br