O Centro Educacional Leonardo da Vinci recebeu uma valiosa doação da Família Bortolini, um acervo de revistas Manchete, O Cruzeiro, Fatos e Fotos, com números a partir do ano de 1955, que foram reunidas ao longo dos anos pelo Sr. Benjamin Bortolini.
Considerando-se a raridade em termos de “fontes” e como uma forma de agradecer à família por essa preciosidade, a Direção do Da Vinci decidiu criar o projeto “Acervo Benjamin Bortolini” com o objetivo de organizar a coleção de revistas. Para isso, o plano foi traçado com várias etapas para que todo o processo acontecesse em harmonia.
No dia 3 de Abril, o Diretor Administrativo, Victor Humberto, recebeu os alunos dos 5ºs anos no Auditório Leonardo para palestra explicativa sobre o projeto. Iniciou a sua fala mostrando a árvore genealógica da família Bortolini com a presença dos cinco bisnetos que estudam na Escola, que são: Gabriel, André, Rafael, Ana Carolina e Luiz Eduardo e contou a história do Sr. Benjamin. Posteriormente, explicou sobre a importância da conservação do acervo e apresentou aos alunos as estratégias de organização.
À tarde os alunos foram até a Midiateca, onde se encontra o Acervo, e juntos com os professores titulares separaram os grupos das revistas; O Cruzeiro, Manchete e Fatos e Fotos. Em seguida, iniciaram a seleção organizando pelo ano, data e número de edição. Ainda atribuição dos alunos dos 5ºs anos é digitar o acervo para controle da Midiateca (Ano/Dia/Número).
No projeto também haverá participação de outras séries em outras etapas como recuperação, digitação de índices etc.
Assim, através desse projeto o Da Vinci fomenta a preservação, a difusão e a ampliação do acervo mantido pela família Bortolini, mantendo atualizados os bens que compõem a memória da produção intelectual brasileira e mundial, contribuindo para a multiplicidade cultural e garantindo às gerações presentes e futuras da Escola o acesso ao conhecimento e às informações da história e cultura do Brasil e do Mundo.