“A música passa uma mensagem e revela a forma de vida mais nobre, a qual a humanidade almeja, ela demonstra emoção, não ocorrendo apenas no inconsciente, mas toma conta das pessoas, envolvendo-as trazendo lucidez à consciência”.
(Trecho retirado do livro: A música, fator importante na aprendizagem).
No dia 8 de abril, no Anfiteatro do Da Vinci, pais e alunos puderam assistir à primeira edição de 2008 do Projeto Aprendendo a Ouvir. Sempre com um tema, dessa vez, o concerto foi sobre a Bossa Nova, já que neste ano, esse importante movimento musical completa 50 anos. Surgido no final de 1958, de início o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época. Anos depois, Bossa Nova tornou-se um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo e, por isso, a importância dessa homenagem.
O concerto foi apresentado pelos professores do Centro Musical Da Vinci, e intercalado com as imagens do documentário “Coisa Mais Linda – História e Casos da Bossa Nova”, que mostrou a importância do Rio de Janeiro, cidade inspiração para as composições, e depoimentos dos músicos que fizeram parte da história como Menescal, Carlos Lyra, Edu Lobo, Nara Leão, Vinicius de Moraes, João Gilberto e Tom Jobim.
Pais e alunos puderam conferir um repertório de primeira, com as músicas: Chega de Saudade, Corcovado, O Barquinho, Wave e Garota de Ipanema. É importante mencionar que cresce cada vez mais a presença dos pais.
O projeto é direcionado aos alunos do Ensino Fundamental I e para os alunos do 9ºs anos Integrais que fazem o Projeto Cultural de Música.
Vale ressaltar que como em todos os anos, como ingresso simbólico, os alunos doam uma caixa de litro de leite. Toda a arrecadação é direcionada ao Projeto Escola de Vida que cuida de crianças portadoras do vírus HIV.