A aprendizagem matemática não acontece somente por meio de cálculos e fórmulas. Ela acontece a todo o momento, nas mais diversas situações, tais como na análise e comparação de gráficos e tabelas, na estimativa de resultados e na interpretação de dados numéricos.
Entre outras habilidades, o raciocínio matemático desenvolve também a capacidade de compreender, interpretar e analisar uma informação que encontramos na vida cotidiana.
Com o objetivo de incentivar e despertar o interesse dos alunos para a investigação de dados numéricos e informações matemáticas, os 6º anos do Ensino Fundamental do Centro Educacional Leonardo da Vinci, realizaram, como atividade de 3ª nota, um trabalho envolvendo rótulos e embalagens de produtos alimentícios. Para isso, desenvolveram não só técnicas de organização, apresentação e análise de dados numéricos contidos nos rótulos, como também a forma geométrica de cada embalagem.
Ao final, os alunos, divididos em grupos e fundamentados nas informações que coletaram e nas análises feitas de rótulos e embalagens reais, produziram seu rótulo e, em momento de aula, apresentaram para o grupo-classe tanto a pesquisa como a criação.
Para as alunas Katharina Benjamim e Beatricce Milanez, ambas 6º ano I 2, o trabalho tornou-se uma brincadeira e puderam aprender de forma prazerosa. “No início, como o trabalho foi realizado em grupo houve divergências nas opiniões, mas no final chegamos a um senso comum. Compartilhamos idéias, ouvimos os outros e criamos o produto Donot’s Coloridos. Nunca havíamos criado nada e esse trabalho foi muito legal e interessante, pois pesquisamos rótulos de outros produtos e criamos as características do nosso. Além disso, já temos também 1,0 na disciplina de Matemática!”, comemora Katharina com risos.
Processo de Criação da Embalagem e do Rótulo
Processo de Criação da Embalagem e do Rótulo