ERA UMA VEZ uma criança que adorava ouvir histórias...
ela nada mais esperava que viver cada momento,
mas a cada passo dado neste seu mundo de sonhos e fantasia,
pouco a pouco, sem o perceber,
ia encontrando um sentido para a vida..." *
Os Contos de Fadas desenvolvem a capacidade de fantasia infantil e estimulam a criatividade. Dentro desse universo, o sonho e a realidade ficam num mesmo plano, onde as historinhas repletas de fantasia proporcionam um mundo de imaginação onde tudo é possível. E é nesse plano que os alunos do Infantil I, os mais novinhos do Da Vinci, através das inúmeras histórias que escutam, dos diversos filminhos e dramatizações que assistem interpretadas pelos educadores, conseguem simbolizar personagens, construir lobos e porquinhos e criar casinhas de diferentes materiais. Os contos encorajam as crianças e as fortificam para enfrentarem as diferentes problemáticas de suas vidas, como: o medo, a preguiça, a rivalidade com os irmãos ou sentimentos de inferioridade.
Percorrendo esse processo, os alunos do 2º ano I1 também viajam pelos Contos de Fadas. Com a historinha “Os Três Porquinhos” interpretaram e transcreveram uma nova versão. Sabendo que os pequenininhos do Infantil I estudaram o mesmo conto, o 2º ano I1 os convidou para ouvirem a recente produção.
Plantando a sementinha de toda essa metodologia descrita, o 2º ano ouviu o conto “Os Três Porquinhos” em forma de poesia interpretada pela professora Jô. Inspirados, desenharam as passagens, transcreveram o poema para narração utilizando os desenhos realizados em dupla como fonte para a narrativa. E, aceitaram com muito entusiasmo apresentar para os coleguinhas do Infantil I a obra produzida.
Assim é a rotina cotidiana da Escola, onde a construção do conhecimento acontece a partir da dinâmica interativa entre o programado e a naturalidade, entre a convivência e a interdisciplinaridade... Isso é Centro Educacional Leonardo da Vinci!
"E quanto àquela criança que adorava ouvir histórias?
O mais importante que resta disso tudo é que nunca esqueçamos a lição... crianças, jovens ou adultos, no mundo das fadas todos seguimos encantados e... FELIZES PARA SEMPRE !" *
* (Escrito por Paulo Urban - médico psiquiatra, psicoterapeuta do Encantamento e acupunturista).