Em ano de eleição sempre acontece no Da Vinci o projeto “Eleitores do Futuro”, coordenado pelo professor Roberto Martins.
Nas aulas de história os alunos da 1ª série do Ensino Médio conhecem o processo eleitoral e pesquisam as ideologias partidárias. Posteriormente, em grupos, os alunos definem qual ideologia representarão, seja o neoliberalismo, o socialismo marxista, o anarquismo, o socialismo cristão e/ou a social-democracia.
Com a ideologia escolhida os estudantes pesquisam os estatutos de partidos políticos, livros didáticos e outras bibliografias complementares.
Na etapa seguinte cada grupo cria um partido político, escolhe o “candidato a Prefeito” e prepara um programa de governo para a cidade de Vitória. Alguns itens são indispensáveis para a elaboração do programa como: descrição do modelo político, soluções para a má distribuição de renda, criminalidade e educação.
Com os partidos formados é iniciado a Campanha Eleitoral. Os grupos preparam “santinhos”, camisas, bandeiras e banners.
Os candidatos e seus assessores
No dia 9 de setembro, na Quadra Grande, aconteceu o Debate Eleitoral. Na ocasião os “candidatos a Prefeito” e seus assessores apresentaram suas propostas de governo.
Em seguida, todos os candidatos confrontaram-se em um debate, respondendo a perguntas elaboradas pelos seus adversários e pela platéia.
O encerramento do projeto aconteceu dia 12 de setembro, com a Eleição. Os alunos dos 8ºs, 9ºs, 1ºs e 2ºs anos votaram utilizando-se de urna eletrônica.