No dia 20 de agosto aconteceu no Anfiteatro da Escola, o musical “Ritmos de um povo no país do carnaval”. Coordenados pelo professor Pedro de Alcântara os alunos do Ensino Fundamental I apresentaram as vertentes musicais do carnaval, entre eles: o Samba, a Marcha Rancho, o Frevo e as tradicionais Marchinhas.
A primeira atração foi realizada pelas turmas dos 5os anos. Representando o gênero musical Samba cantaram e tocaram as músicas: “Morena de Angola” e “Maracangalha”. Sem dúvida o Samba é um dos maiores produtos da cultura nacional. Herança dos escravos ele é caracterizado por uma seção de ritmo contendo a marcação – geralmente surdo ou tantan -, cavaco e pandeiro.
Em seguida foi a vez dos alunos dos 2os anos apresentarem a Marcha Rancho. No repertório as músicas “Pastorinhas” e “Máscara Negra”. Parecida com a Marcha, contudo de andamento mais lento. É uma criação relativamente moderna e foram os baianos que migraram para o Rio de Janeiro os primeiros a ter que desfilar com ranchos (blocos) no carnaval carioca. Daí o nome Marcha Rancho.
Posteriormente as turmas dos 4os anos proporcionaram à platéia a alegria do Frevo com as pérolas musicais “Vassourinhas” e “Coisa Acesa”. Caracterizado pelo ritmo acelerado é muito executado no carnaval de Pernambuco e possui dança vigorosa com o mini guarda-chuva de acessório. Esse estilo é derivado da Marcha e do Maxixe.
Por fim, para fechar o espetáculo em grande estilo, os alunos dos 3os anos apresentaram as famosas Marchinhas de carnaval e em rodas e trenzinhos dançaram e cantaram “Abre Alas”, “Jardineira” e “Mamãe eu quero”.
Todos os alunos foram caracterizados com adereços carnavalescos e o Anfiteatro foi todo decorado com máscaras, serpentinas e confetes, criados pela professora Luciana Biasutti com a ajuda dos funcionários do Da Vinci.