Em 2008, 27 alunos Da Vinci participaram da Viagem Acadêmica Internacional. Dessa vez, o destino foi Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Rússia. Intensa programação cultural foi desenvolvida para que os estudantes pudessem conhecer os costumes, as artes, a arquitetura e demais componentes da formação dos povos.
Museus, Igrejas, fortalezas, monumentos, formações naturais, cidades, os fjords, castelos, shows folclóricos, idiomas e cardápios fizeram parte do roteiro cultural-pedagógico. Na viagem diversos meios de transportes foram utilizados, entre eles: avião, ônibus, metrôs e até pernoites em trens e navios, experiências não usais no Brasil.
Para o máximo aproveitamento da viagem os alunos participaram de encontros preparatórios e aprenderam sobre política, história, geografia e cultura dos países.
Utilizando as informações que receberam no período preparatório antes da viagem, as observações e vivências próprias durante a mesma e pesquisas posteriores, os alunos escreveram seus Diários de Bordo que somado à presença dos encontros e exercício escrito que realizaram, compõem a 3ª nota do período letivo.
Os estudantes foram acompanhando por quatro diretores da Escola e por um professor: Maria Helena, Brunella, Pignaton, Victor Humberto e Joelmo Costa.
A participação em viagens acadêmicas e outras iniciativas sócio-culturais são registradas no histórico escolar do aluno, fazendo parte do currículo estudantil com a autorização da Secretaria de Estado da Educação. Há estudantes com registros significativos de sua participação nas viagens, o que compõe um diferencial na formação acadêmica. A convivência, o contato com outras realidades, novos conhecimentos e experiências tornam os nossos alunos cidadãos/profissionais para o mundo.