No dia 19 de março de 2009, no Centro de Convenções de Vitória, aconteceu a premiação dos vencedores da Olimpíada Capixaba de Matemática - programa coordenado pela Ufes - nos anos de 2005 a 2008. A competição é um estímulo à meritocracia, dando destaque aos alunos por seu diferencial de conhecimento e aplicação de conceitos.
O Centro Educacional Leonardo da Vinci obteve posição de destaque no evento, devido ao excelente desempenho alcançado pelos alunos da escola, como demonstram os resultados apresentados abaixo:
Edição de 2005:
- Felipe Ferreira Vilar Coelho – 1º lugar no Nível III (ensino médio) – Medalha de Ouro;
Edição de 2007:
- Em 2007 o Da Vinci obteve o maior número de alunos premiados no Ensino Fundamental, ou seja, somando os alunos do nível I e II;
- Nível I (6º e 7º anos):
Lucas Bitran Giestas - 2º lugar (PRATA);
Ester Gonçalves de Carvalho - 10º lugar (BRONZE);
- Nível II (8º e 9º anos):
Tatiana Theodoro Gasparini - 3º lugar (PRATA);
Livia Mariz Gomes - 7º lugar (BRONZE);
Mario Roberto Faria Janes - 11º lugar (BRONZE);
Lucas de Vargas Ferreira - 16º lugar (MENÇÃO HONROSA);
Edição de 2008:
- Em 2008, nossa escola, obteve o maior número de alunos premiados no Ensino Médio;
- Carolina Lima Guimarães – 1º lugar no Nível I (6º e 7º anos) – Medalha de Ouro;
- Bruno Silva Mucciaccia – 1º lugar no Nível II (8º e 9º anos) – Medalha de Ouro;
- Nível I (6º e 7º anos):
Aloysio Abdo Silva Campos - 3º lugar (PRATA);
Arthur Cavaliei Pires - 17º lugar (MENÇÃO HONROSA);
- Nível III (EM):
Sérgio Silva Mucciaccia - 3º lugar (PRATA);
Luis Musso Gualandi - 9º lugar (BRONZE);
Eduardo Ribeiro Vargas Duarte - 11º lugar (MENÇÃO HONROSA);
Gabriela Maffei Spinasse - 13º lugar (MENÇÃO HONROSA);
Os vencedores foram premiados com medalhas, certificados e livros, o que tem um valor simbólico representativo. No entanto, o principal prêmio que receberam foi perceber os resultados de seu empenho pessoal e como respondem ao projeto educativo da escola, que incentiva o desenvolvimento de hábitos de estudos.
Nós, do Da Vinci não montamos equipes de trabalho intensivo para participação nas Olimpíadas, mas oferecemos algumas aulas preparatórias, em complemento ao trabalho pedagógico cotidiano, com o intuito de estimular os alunos que optam por participar desse tipo de competição.
Temos incentivado a adesão de um número cada vez maior de alunos nas competições externas em diferentes modalidades, pois entendemos que se trata de uma iniciativa importante na preparação para a vida e na formação de autoconsciências quanto às potencialidades e limitações no contato com diferentes áreas do conhecimento.