No dia 28 de abril de 2009, no Anfiteatro do Leonardo da Vinci, pais e alunos do Ensino Fundamental I e do 9º ano Integral, participantes do projeto cultural de História da Música, tiveram a oportunidade de assistir a um ‘Concerto’ de música Renascentista. Foi a 1ª edição, de 2009, do Projeto Aprendendo a Ouvir, que tem por objetivo formar platéias e despertar nos alunos o interesse por ouvir, explorar e compreender a música.
Sob temáticas diferentes, cada edição do Aprendendo a Ouvir busca ampliar o universo cultural dos alunos por meio da musicalidade. Desta vez, o tema escolhido foi “A música no tempo de Leonardo”, em homenagem ao vigésimo aniversário do Da Vinci, que possui o mesmo nome do gênio Leonardo da Vinci – um dos principais representantes do Período Renascentista.
Para a realização do ‘Concerto’, os professores de música Pedro de Alcântara, Simone Boechat e Elke Beilke montaram o Trio Da Vinci, um trio de música renascentista.
No primeiro momento das apresentações, o trio tocou músicas renascentistas com flautas. Em seguida, os professores explicaram para a platéia um pouco sobre o estilo musical da época de Leonardo. Além disso, fizeram uma contextualização sobre a história da música, desde a Idade Média, com os Cantos Gregorianos, passando pela Época Renascentista, pelo Barroco, de Bach, e chegando ao Clássico, com exemplo de Mozart.
A professora Simone também salientou que foi no Renascimento que os instrumentos musicais começaram a ter mais espaço no universo da música - antes eles eram utilizados apenas para acompanhar as vozes. As flautas, o cravo – “pai” dos pianos -, os tambores – feitos de pele de animal - e o Alaúde – “pai” do violão – eram os principais instrumentos utilizados na época. O Trio Da Vinci finalizou as apresentações com músicas de Erasmus Widmann (1572/ 1634), um dos compositores da Renascença. Durante toda a apresentação os professores estavam com roupas que caracterizavam a Época Renascentista.
Como já de costume, o ingresso simbólico para assistir as apresentações do projeto Aprendendo a Ouvir, em vigor desde 2000, é uma caixinha de leite. Toda a arrecadação é destinada para o projeto “Escola de Vida”, que ajuda crianças portadoras do vírus HIV.
Este ‘Concerto’ foi o começo de uma série de três sobre Música Renascentista. As próximas apresentações acontecem em junho e agosto de 2009.