12/05/2009 · por Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton · Tags: Perspectiva Cultural
A KIARA, empresa fabricante de uniformes, na pessoa de sua proprietária Sra. Clara Orlandi, parceira da Escola desde o seu nascimento, ofereceu, pela comemoração dos 20 anos do Da Vinci, um presente inédito e espetacular: a apresentação da ORQUESTRA CAMERATA SESI, com o tema “Itália, fonte de inspiração”, aos diretores, professores e funcionários, no dia 07 de maio de 2009, no Teatro do SESI.
A seguir, texto de Maria Helena, Diretora do Da Vinci, relativo ao acontecimento.
Da Vinci XX anos – Transcendências
Hoje seria dia de ficar pensando em coisas que não se diz...mas, como não dizer?
Pense: uma 5ª feira, após muitas e muitas antes quintas feiras. Muitas satisfações pelo trabalho; também muito cansaço. E quando parece romântica a luta entre o homem e a máquina, que acompanha a desesperada procura da perdida transcendência, eis que...
Eis que nós, professores, funcionários e diretores do Da Vinci ganhamos um presente de Poética, onde a sensibilidade e cultura de pessoas dotadas nos levaram a momentos de encantamentos estéticos.
Sra. Clara, fazendo a abertura e “entrega” do presente
Os convidados participaram da apresentação
E então, já/ainda às 9 horas da noite, saímos nós do auditório do SESI-ES, sorrindo-nos, faltando somente dizer-nos ‘Bom dia’, tão amanhecidos estávamos, após receber de Clara, a delicadeza de um tempo de arte pela Orquestra Camerata SESI-ES, regida por – será acaso – Leonardo David, maestro violinista.
‘...a originalidade, como é sabido - mas não é demais repeti-lo com frequência, já que com tanta frequência se esquece – não consiste na novidade dos temas, mas na maneira de os sentir.’
O repertório de músicas italianas – não novidade, mas originalidade para o nosso momento: XX anos de Da Vinci, mais difícil de ser captada do que uma novidade, que sempre se mostra aos olhos por ser moda, nos ofereceu o momento fruidor, sensitivo; por que não dizer de prazer concreto dentro do maior abstrato que é a ‘sensazione’?
Mesmo as belas imagens que artistas ‘nos’ emprestaram de sua arte, como parte do que disse Clara na abertura do concerto, optamos por oferecer-lhes parte do som que nos deleitou naquele momento os instrumentos hábil e sensivelmente ‘sonados’ pelos músicos e também pelo maestro da Camerata compartilhados pela musicalidade do instrumento natural da voz do tenor Eduardo Santa Clara.
Filme 01 - AS QUATRO ESTAÇÕES - VIVALDI
Filme 02 - CON TE PARTIRÒ
Que ressurja o bom costume das reuniões presenciais, não desprezando as virtuais – para que possamos celebrar no calor humano a maravilha de compartilhar presenças e juntos, termos o privilégio da aventura de recriar.
Clara e a filha Thaís, com Eduardo Santa Clara.
Valeu Clara/Kiara!
Valeu companheiros que fazem do trabalho momentos de Connessione! Que a próxima seja breve.