No dia 12 de maio de 2009, no Salão São Thiago, no Palácio Anchieta, aconteceu o coquetel de inauguração da Exposição “Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci”. Com a presença de autoridades - o Governador Paulo Hartung; o vice Ricardo Ferraço e o Prefeito João Coser; do presidente do Sincades (Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo) Idalberto Moro; do diretor-geral da Rede Gazeta, Carlos Lindenberg Neto; do presidente da Organização Cultural Museu a Céu Aberto, Paulo Solano Pereira; do diretor do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, José Antônio Pignaton e de convidados, a exposição foi oficialmente aberta para visitação.
Pignaton, em seu discurso de abertura da Exposição
A mostra também marcou a inauguração do Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta, compondo um novo espaço cultural para o nosso Estado. A conclusão desse salão foi mais uma etapa da restauração de um dos principais monumentos históricos do Espírito Santo.
Recepcionando os convidados, o Trio Da Vinci tocava música renascentista, resultado de pesquisas e preparação por Pedro de Alcântara, Simone Boechat (à esquerda) e Elke Beilke (à direita), professores da Escola, que se apresentaram caracterizados com roupas de época.
Após abertura oficial, o coquetel continuou com o piano de Pedro de Alcântara e o sax/flauta de Sérgio Rouver.
Decoração de muito bom gosto, elegante; salgados e bebidas finos; atendimento de nível por conta do Lê Buffet, tudo sob a competentíssima batuta de Dona Hilda Cabas.
A exposição “Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci” veio de Florença, passou pela França, México, Bolívia, Rússia, EUA e Chile e por cidades brasileiras. Com público estimado em 50 milhões de pessoas, chega a Vitória com 40 peças e visa mostrar um pouco da genialidade de Leonardo da Vinci para o público capixaba, principalmente para os alunos de escolas públicas e particulares.
Idelze e Paulo de Tarso, professores Da Vinci
Abdo Chequer (A Gazeta), Victor Affonso (Diretor do Da Vinci), com a esposa Christine
A mostra sobre Leonardo da Vinci traz réplicas de autoria da empresa italiana Contemporânea Progretti, divididas em três blocos - “Máquinas Militares”, “Máquinas de Ar e de Água”, “Máquinas Civis”. Dez das máquinas expostas possuem apresentação interativa, permitindo que o público sinta de perto a busca pela experimentação própria do gênio do Renascimento e o contato com suas inteligências múltiplas.
Pignaton observando uma das peças
Paulo de Tarso, Luciana, Pignaton e Lorena, felizes com a concretização da exposição
As 40 peças expostas são, na verdade, desenhos e anotações que Leonardo fez, e que seguidas à risca deram origem aos modelos presentes.
Uma das réplicas, o protótipo de um paraquedas
Com entrada franca, a exposição “Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci” pode ser visitada do dia 13 de maio a 21 de junho de 2009, de terça a sexta das 10h às 18h, e sábados, domingos e feriados das 12h às 18h.
Vale a pena conferir!
Mais informações:
-
Site da Premium