Como complementação dos estudos em sala de aula, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I participaram de uma Excursão Pedagógica a Vila Velha, no dia 07 de maio de 2009. O intuito foi dar continuidade aos estudos de identificação do espaço geográfico na relação de historicidade que este apresenta pela ação do homem ao nosso entorno. A escolha por Vila Velha deveu-se por tratar-se da cidade-início da povoação espírito-santense.
Com o objetivo de garantir o desenvolvimento da percepção sobre o acontecimento das alterações socioeconômicas no tempo, dimensionando o papel do homem-histórico, os alunos visitaram o museu Homero Massena, a Igreja do Rosário – localizados na Prainha, o 38º Batalhão de Infantaria, o Convento da Penha e a Gruta do Frei Pedro Palácios. Desses lugares, os alunos do Da Vinci puderam observar os espaços de ocupação urbana de Vila Velha e Vitória.
Além de conhecerem sobre a história do Espírito Santo, os alunos escreveram um diário de bordo sobre os locais visitados. No Convento da Penha, as crianças observaram o estilo arquitetônico, os dados históricos e as obras de Benedito Calixto. Na Gruta do Frei Pedro Palácios, os alunos ficaram atentos ao estilo de acomodação, à localização e como se dá o acesso ao Convento da Penha.
Já no bairro da Prainha, os alunos observaram a arquitetura do local e a composição do bairro – se é residencial ou comercial, antigo ou modernizado. No 38º Batalhão de Infantaria o objetivo era que os alunos tomassem conhecimento dos dados históricos do local, de como era a Vila Velha antiga, e a atual função exercida pelo Batalhão.