A exposição “Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci” está aberta ao público desde o dia 13 de maio de 2009. Já no primeiro dia, a mostra, localizada no Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta, recebeu cerca de 600 visitas.
O Da Vinci, considerando que a exposição sobre Leonardo da Vinci é uma oportunidade única para aprimorar e desenvolver ainda mais os conhecimentos de seus alunos, organizou e agendou visitas à exposição para os alunos do Ensino Fundamental I e II e Médio.
As primeiras visitas de nossos alunos aconteceram no primeiro dia da exposição, 13 de maio de 2009. Aliás, os alunos do da Vinci, do Ensino Fundamental I, foram os primeiros a participar da visita com monitoramento da mostra cultural. Acompanhados pela assessora da direção, Lorena Bonadiman; pela assessora de eventos Luciana Biasutti e pelos professores do segmento, as visitas foram realizadas em dois momentos, no turno matutino e no vespertino. Além desses acompanhantes, os alunos contaram com a presença da diretora do Da Vinci, Maria Helena, na visita vespertina à exposição.
Alunos do Da Vinci junto com uma das invenções de Leonardo
A mostra, com 40 modelos artesanais criados pelo gênio Leonardo da Vinci, patrono de nossa escola, fez com que os alunos-visitantes construíssem novos conhecimentos. As crianças chegaram de volta à escola deslumbrados com a visualização ‘concreta’ das obras que eles têm mantido contato, por meio de imagens, palestras e até mesmo confecções.
Além disso, a visita à exposição fez com que os alunos tomassem conhecimento de parte da história do nosso Estado. O Palácio Anchieta abriu as portas para o público, no dia 13 de maio de 2009, inaugurando a reforma do Salão Afonso Brás, concluindo a 2ª etapa da restauração do Monumento. Durante as reformas foram encontradas, numa parede lateral da construção, vestígios da antiga igreja São Tiago. Segundo especialistas, trata-se do esgrafito, técnica de afresco de origem árabe disseminada na Europa a partir do século XIV. Essa técnica é rara no Brasil.
Com isso, o Salão Afonso Brás, além de ser um novo espaço cultural do Espírito Santo, também proporciona aos visitantes uma aula de história sobre o nosso Estado.
A visita dos alunos, organizadas dentro do horário letivo como atividade cultural e pedagógica, é mais uma forma de incentivar o desenvolvimento cultural dos nossos alunos. Cada faixa etária, sob diferentes olhares, aproveitou e absorveu a riqueza da exposição. Os alunos, de todas as idades, participaram com questionamentos e acrescentando informações adquiridas com estudos sobre o gênio Leonardo da Vinci.
Alguns alunos que já visitaram a exposição, escutaram as explicações dos guias e leram materiais explicativos sobre a mostra, disseram que pretendem voltar à exposição, onde serão os guias de seus pais.
“Oferecer aos alunos mais uma possibilidade de enriquecimento em uma cidade educativa é função, prazer e sensação de responsabilidade social compromissada.”
Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton
Diretora Pedagógica do Centro Educacional Leonardo da Vinci
Para saber mais sobre a exposição:
-
Premium
-
Exposição Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci