Onze alunos do Da Vinci participaram do V Fórum FAAP de Discussão Estudantil, entre os dias 30 de abril e 03 de maio, no campus da Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo. O professor Joelmo Costa e a Assessora da Direção Lorena Bonadiman acompanharam os estudantes durante os dias do evento.
O Fórum FAAP é um modelo de simulação de organismos internacionais voltado para alunos do Ensino Médio, das mais bem conceituadas escolas do País. O aprendizado ativo e o amadurecimento de valores sociais e culturais são as principais propostas pedagógicas do evento. Em consequência, os alunos ampliam os conhecimentos no campo da política e comércio internacional. A característica marcante deste projeto é a interdisciplinaridade.
O evento estimula diferentes competências dos estudantes. Além de incentivar o jovem a iniciar uma pesquisa, o ambiente de discussão induz ao aperfeiçoamento da retórica e da habilidade de negociação. Com isso, todas as tarefas desenvolvidas durante o evento concorrem para um melhor aproveitamento dos recursos em sala de aula.
O ambiente diplomático permite ainda que os estudantes troquem experiências, é uma oportunidade única para o debate de questões atuais, reflexões e conscientização, o que contribui para a formação de um cidadão melhor.
No evento, os alunos organizam-se em grupos. Cada delegado defende os interesses econômicos e políticos - do país que representa - em debates que pautam temas da agenda internacional. Para isso eles desenvolvem pesquisas referentes à cultura, política externa, economia, composição social e posicionamento em relação à comunidade internacional do país escolhido.
No final do evento, os delegados formalizam o resultado das negociações em uma proposta de resolução.
Os alunos do Da Vinci representaram o Vietnã, Catar, Croácia e a Bolívia durante o evento. Foi mais uma oportunidade onde os jovens puderam aprimorar seus conhecimentos, desenvolver novos conceitos e vivenciar novas experiências.
Durante as semanas que antecederam o evento, os alunos, além de realizarem pesquisas sobre os assuntos que seriam discutidos no Fórum, participaram de encontros com os coordenadores Joelmo e Lorena, e alunos representantes do Da Vinci nos Fóruns anteriores, para entenderem o funcionamento do Fórum, discutirem sobre postura diplomática, vestimentas, regras para pronunciamentos e interferências, e outras regras relativas à atividade.
Parabéns a todos os participantes e que vocês continuem a se empenhar para serem cidadãos cada vez mais conscientes.
Os comitês e temas que fizeram parte do V Fórum FAAP foram:
• Primeiro Comitê da Assembléia Geral: Desarmamento e Segurança Internacional (DSI) – a transferência de tecnologia bélica
• Conselho de Direitos Humanos (CDH) – Tolerância religiosa: Ocidente e Oriente
• Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) – Crianças em conflitos armados
• Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) – Os refugiados da República Democrática do Congo
• Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU) - Desenvolvimento e qualidade de vida: possibilitando estruturar políticas públicas
• Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15) – As mudanças climáticas e o desenvolvimento humano
• Internacional Modetary Fund (IMF) – Dealing with crisis in the IMF
• Consejo de la Unión Europea (CE) – Políticas Europeas de Imigración
• Comitê de Imprensa
Os alunos do Da Vinci no Fórum FAAP 2009:
Gabriela Cardozo Rocha – 1ªI-1 – Vietnã – CS
Gabriela Maffei Spinasse – 2ªB – Bolívia – COP 15
Lucas Rezende Costa – 1ªI-2 – Bolívia – DSI
Leonardo Bermudês Carramanhos – 1ªI-2 – Catar - DSI
Tatiana Moreno G. Farina – 1ªI-1 – Croácia – CS
Caio Pessanha Marques – 1ªI-1 – Vietnã – DSI
Laís Santiago Batista – 1ªI-1 Catar – CDH
Felipe Zouain da Rocha Santos – 2ªA – Vietnã – PNUD
Laura Chieppe – 1ªI-1 – Croácia – CS
Gilson Simão Passos – 2ªB – Vietnã – CS
Érika Broseghini Künsch – 1ªI-1 – Croácia - PNUD