O Exame Nacional do Ensino Médio, que esse ano, acontecerá no início de outubro como passaporte de entrada e/ou classificação para algumas faculdades e universidades brasileiras, incluindo a UFES, onde obviamente, a maior parte dos capixabas prestam exame, só foi comunicado aos alunos que o farão em 2009, no mês de maio, a cinco meses da prova. De acordo com o Ponto de Vista escrito por José Antônio Pignaton, no Jornal A Gazeta do dia 24 de maio de 2009, um desrespeito pelo aluno.
Nossos alunos dos 9º anos do Fundamental II à 2ª série do Ensino Médio conheceram em encontros com seus professores e coordenadores, detalhes sobre o ENEM, tendo inclusive resolvido algumas questões selecionadas, como leituras interpretativas mediadas pelos educadores.
Explicação para os alunos do Ensino Médio
Com calma e tranqüilidade recomendável, mas só possível quando existe tempo para tal, alunos não só foram informados, mas tornaram-se conhecedores da proposta e filosofia que regem esse exame. Puderam entender os benefícios do ENEM para alunos, que como eles, são formados em escola de perspectiva cultural, que privilegiam o aprender a aprender em detrimento do decorar para esquecer.
Aula sobre o ENEM para os alunos dos 9os anos
Aos alunos também foi lembrado que o que hoje é apresentado como mudança pelo MEC, consta do ideário e da prática pedagógica do Da Vinci desde sua fundação, há 20 anos. Portanto, nossos alunos que atualmente estão nos 9os anos, 1as e até 2as séries do Ensino Médio têm o privilégio de continuar a construir seus aprendizados e seguir para as 3as séries do Ensino Médio em harmonia com as práticas e hábitos de estudo desenvolvidos ao longo dos anos no Da Vinci. Por outro lado, alunos que ainda apresentam alguma dificuldade para se apropriar daquilo que é oferecido pela escola, dispõem de tempo hábil para fazerem seus acertos de rota a fim de obterem o sucesso esperado por eles, pela família e pela escola.