No dia 26 de junho, anfiteatro repleto de alunos do Fundamental I, do 9º ano integral, participantes do Projeto Cultural de História da Música, e alguns pais e professores. Tivemos a oportunidade, de mais uma vez esse ano, assistir a um concerto de música renascentista.
2009 - 2º concerto Renascentista
O Projeto Aprendendo a Ouvir, uma atividade da Educação Musical do Da Vinci, acontece desde 2000, tendo a cada ano um tema ou conteúdo: instrumentos de corda; instrumentos de sopro; épocas musicais e estilos...
2002 - Lucas se apresentando ao Violão
2002 - o violinista Hariton Nathanailidis
2003 - José Benedito e Cláudia Marques
2004 - Bruno Santos e os irmãos Rafael e Roger Rocha
2005 - Saulo Simonassi - Concerto sobre a Guitarra
2007 - Concerto de música Barroca
2008 - 50 anos de Bossa Nova
2008 - Beatles in Concert
2009 - 1º concerto Renascentista
Não só a habilidade de ouvir e apreciar a arte musical, os concertos oferecem aos ouvintes informações preciosas e contextualizadas sobre a música no tempo. Desta forma são estimulados a formação de hábitos culturais na comunidade educativa, consolidando uma atitude positiva perante o espetáculo musical e o espaço teatral em suas particularidades, com reflexos para a vida em sociedade.
No 2º concerto do Projeto Aprendendo a Ouvir, o Trio Da Vinci - composto pelos professores de música do Da Vinci: Simone Boechat, Elke Beilke e Pedro de Alcântara - apresentou músicas, instrumentos e compositores do período Renascentista.
Simone e Elke tocando Viola e Flauta, respectivamente
Neste 2009 a música renascentista está dando ao Aprender a Ouvir a “roupagem” dos 1500 em homenagem aos 20 anos do Centro Educacional Leonardo da Vinci. Com alunos contextualizados com o período em que viveu o patrono da escola, participantes de palestras sobre o gênio, visitantes da exposição Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci, realizadores de trabalhos envolvendo o tema, tivemos a oportunidade de assistir não só a beleza do concerto, mas também a lindeza de uma platéia de pequena idade e grande sensibilidade.
O ingresso simbólico para assistir as apresentações do projeto Aprendendo a Ouvir é uma caixinha de leite. Toda a arrecadação é destinada para o projeto “Escola de Vida”, que ajuda crianças portadoras do vírus HIV.