“As transformações rápidas de valores e paradigmas, que estão sendo modificados, transformados ou substituídos por outros na cultura contemporânea demanda, de todos nós, uma importante reflexão”
Dr. José Outeiral
No dia 19 de junho de 2009, o Da Vinci recebeu Dr. José Outeiral – médico psiquiatra, psicoterapeuta de grupo, autor de livros - para proferir duas palestras com a temática sobre a educação das crianças. A primeira voltada para os pais dos alunos do Infantil e a outra para pais dos alunos do Fundamental I. Esses encontros são parte da interação escola-família que o Da Vinci tanto preza.
Durante as palestras, o Dr. Outeiral deixou as plateias à vontade e pontuou os principais conflitos que os pais enfrentam na educação de seus filhos. O palestrante ainda salientou que o pai e a mãe têm que ser parceiros e estabelecer limites aos filhos, quando estes ainda são pequenos. Segundo Dr. Outeiral, tudo é uma questão de imposição de limites.
O médico deixou claro que a sociedade de hoje está “desinventando” as crianças, é a principal causadora da erotização das crianças – usam sutiãs sem necessidade, querendo sandálias com salto, etc - e do consumismo cada vez mais cedo. De acordo com Dr. Outeiral, o que está acontecendo são trocas de valores. Nos dias atuais, o prazer da criança não está mais no brincar, mas sim na compra de novos brinquedos. E o brincar é extremamente importante e necessário.
No final das palestras, Dr. Outeiral respondeu aos questionamentos dos pais e deixou claro que ser pai/mãe é muito mais do que ser amigo dos filhos.
Mais um momento agradável de interação entre escola e família, com muito aprendizado e esclarecimentos para todos os envolvidos.