A visão da cidade educadora, com extensão do conhecimento para além dos limites da sala de aula, integra o ideário do Centro Educacional Leonardo da Vinci desde sua fundação, o que se comprova pela inserção de Excursões Pedagógicas e Viagens Acadêmicas no currículo da escola. Também a observação do entorno, em suas riquezas e fragilidades, faz parte do programa curricular propiciado aos nossos estudantes, pois não há como desenvolver consciência universal sem aprofundar-se na local.
É nessa perspectiva que se insere o projeto interdisciplinar “Olhares sobre o Espírito Santo: percursos capixabas”, em desenvolvimento com as primeiras séries do Ensino Médio, uma continuidade de outras iniciativas já aqui vivenciadas em torno da literatura/história/capixaba; e que estimulam ao senso de pesquisa, olhar observador e produção cultural. Agregando as disciplinas de Português/Literatura, Geografia, História e Artes, a proposta é estudar a fundo sobre alguns pontos pitorescos da capital capixaba para percorrê-los com o olhar do viajante (e não do turista) e interferir na realidade, com a consciência cidadã.
Anteriormente à Excursão Pedagógica, os alunos tiveram contato com materiais históricos e literários em torno do objeto de estudo, auxiliando-os na construção de um conhecimento prévio para enxergar o entorno com outros olhos. Historiadores, literatos e cronistas da cena cultural capixaba trazem ricas contribuições à compreensão da cidade numa visão panorâmica. A fase da pré-leitura, nesse contexto, propiciou aos alunos resgate de fatos históricos, percepção do registro histórico como estímulo à produção literária, acesso a fotografias comparativas entre a Vitória do passado e a do presente, bem como leitura de crônicas que realçam a baixa autoestima do capixaba, que o leva a não conhecer e valorizar as singularidades locais.
Na preparação para os trabalhos de campo, os alunos surpreenderam-se também com o acesso a um
tour virtual disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Vitória que lhes permitiu adentrar locais históricos com conhecimento de causa, refletindo sobre a pouca utilização que a comunidade local faz de recursos e estratégias criados com o objetivo de tornar o capixaba um conhecedor das potencialidades da terra.
Alunos em situação de aula, na Cidade Educadora
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