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Cidade Educadora - a Sala de Aula em novas configurações – Notícia II
28/07/2009 · por Paulo de Tarso Rezende Ayub

Dando continuidade ao relato do Projeto Olhares sobre o Espírito Santo: percursos capixabas...



A vivência da excursão pedagógica, por sua vez, realizada em dois sábados (20/06 e 27/06 de 2009) sucessivos com grupos diferenciados, contemplou o seguinte roteiro: Centro e Cidade Alta; Basílica e Cemitério de Santo Antônio; Cais do Hidroavião e Museu Ferroviário, com os alunos munidos de um roteiro com referências sobre os espaços a serem visitados e o compromisso de colher elementos para responder a questões formuladas pelos professores envolvidos, bem como para subsidiar a elaboração de demonstrações culturais individualizadas e de grupo (pós-percurso).





A Cidade Educadora; objetos culturais sentidos de perto, com explicações ao vivo.



















Durante o percurso de ônibus da Escola até o Centro, os alunos foram postos em contato visual e informativo com a formação insular de Vitória e o estreito que circunda o Morro do Penedo, palco de conflitos entre invasores e nativos com registros históricos, com a resistência dos capixabas simbolizada pela estátua de Arariboia que se projeta em direção ao mar após o Forte São João. Ao transitarem pela Avenida Jerônimo Monteiro, receberam informações sobre o governo Jerônimo Monteiro e seu impacto sobre a urbanização de Vitória, além de terem acesso a informações sobre locais que pouco conheciam, tais como o Mercado da Capixaba e construções históricas que ocupam o centro da cidade, muitas em estado precário de conservação.







Leitura de fragmentos de relatos históricos na escadaria Maria Ortiz.

























O maior trajeto feito a pé consistiu em percorrer o centro da cidade, a partir da Escadaria Maria Ortiz, transitando pela Catedral Metropolitana, Igreja São Gonçalo (onde tivemos uma visita monitorada de excelente qualidade, serviço prestado pela Prefeitura Municipal de Vitória), Palácio Anchieta e suas imediações (incluindo a Escadaria Bárbara Lindemberg) e Convento do Carmo. Em cada um desses locais, professores e alunos vivenciaram aulas de campo em que resgataram aspectos trabalhados previamente em sala de aula, enriquecidos pelo contato direto com o objeto do conhecimento e o olhar multidisciplinar. A leitura, in loco, de fragmentos da obra Cidadilha, de Luiz Guilherme Santos Neves; a observação de fotografias captadas por Fernando Tatagiba; as referências a crônicas de Francisco Aurélio Ribeiro e a registros históricos de Renato Pacheco; os conhecimentos e curiosidades trazidos pelos professores envolvidos em torno dos monumentos visitados e da composição do entorno - tudo se articulando para gerar descoberta do caráter multifacetado da história e cultura capixaba, com ótima repercussão entre os alunos-viajantes.







O trajeto a pé como espaço para partilha de aprendizagens, percepções, registros.

























A professora de Literatura demonstrando ao vivo influências da realidade sobre a produção literária.























Dentre tantas outras aprendizagens propiciadas aos alunos, vale destacar: a demonstração da configuração geográfica da cidade de Vitória e dos impactos da atuação do homem na modificação do espaço (correlação com cidades medievais com suas escadarias, ladeiras e “labirintos” de ruas; associação com o conceito de acrópole, numa visão a partir do porto para a Cidade Alta; os aterramentos feitos em diferentes pontos para permitir a configuração do espaço); a revelação de que as tantas invasões feitas à cidade de Vitória por estrangeiros foram resultantes da cultura mercantilista vigente na época, reprisando fatos ocorridos ao redor do mundo na história das civilizações; a percepção do estilo arquitetônico eclético que marca as construções mais relevantes do centro da cidade, em que se misturam influências, estilos colonial, barroco e neogótico; a função dos vitrais nas igrejas e a revelações ideológicas do estilo neogótico; o mosaico formado pelos monumentos situados nas imediações do Palácio Anchieta revelando o culto aos heróis, a influência de diversas etnias, as referências a seres míticos; percepções das influências de elementos da realidade na criação estética de Luiz Guilherme Santos Neves em “Cidadilha”, na qual associa realidade e ficção para formar um memorial em torno das ruas de Vitória; curiosidades sobre o passado, tais como a polêmica demolição do Castelinho Lorenzoni; o resgate do “Comício da Praça do Carmo”, fato narrado por Renato Pacheco na obra Os Dias Antigos como uma das marcas do autoritarismo exercido na política local, nos idos de 1930; o funcionamento do bondinho no Viaduto Caramuru que nunca se concretizou ...







Visita monitorada à Igreja São Gonçalo: oferta da Prefeitura Municipal transposta para a realidade dos alunos Da Vinci.





















Ao observarem mais de perto um patrimônio histórico erguido em meio a um cenário natural deslumbrante, os alunos desenvolveram tanto a visão do encantamento em relação à descoberta de aspectos antes despercebidos quanto a visão crítica perante o descaso com o patrimônio por parte de alguns governantes e a postura alienada da população local, que promove pichação de monumentos, jogada de lixo pelos logradouros e acessos, utilização de espaços culturais como depositários de pessoas abandonadas pelas ruas. Os professores incentivaram os alunos a se posicionarem quanto àquilo que os incomodou, exercendo a consciência cidadã e não se limitando à indignação sem ação.







O diálogo entre professores e alunos em frente ao Colégio do Carmo, na praça que foi palco do "Massacre".























Durante o percurso a pé, os alunos tiveram contato também com placas indicativas e prospectos disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Vitória, conhecendo um rico material visual-informativo que lhes trouxe maiores possibilidades de percepção do entorno e das contribuições do passado para a constituição do presente.





Continue acompanhando o Projeto sobre o Espírito Santo: Percursos Capixabas na Notícia III.





Veja também:



Cidade Educadora - a Sala de Aula em novas configurações – Notícia I



Cidade Educadora - a Sala de Aula em novas configurações – Notícia III





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