Durante o 1º semestre de 2009 as professoras do Infantil III desenvolveram com seus alunos o Projeto “Meu nome, minha história”. A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais, ampliando os laços afetivos que as crianças podem estabelecer com outras crianças e com adultos, contribuindo para o reconhecimento do outro e da constatação das diferenças entre as pessoas, para que sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias.
No decorrer do Projeto “Meu nome, minha história” os alunos puderam realizar atividades pedagógicas que foram vivenciadas de forma muito significativa, como a história do seu nome, montagem de painel com fotos, expressar e desenhar sua família, apreciar as contações de histórias, como também fazer recontos e dramatizações, expressar suas preferências e sentimentos, trabalhar com jogos, dinâmica de grupo, confecção do mascote da sala, músicas, trabalhos de artes – pinturas, modelagens com argila, etc.
O Principal objetivo do Projeto foi ampliar a interação social, e com isso contribuir para o reconhecimento de cada criança e do outro, respeitando as características individuais de cada um no grupo, favorecendo a construção da identidade e da autonomia.
Durante todo o Projeto, as professoras e alunos utilizaram a coleção “Os Pingos”, de Mary França e Eliardo França, que traz sete pingos com características e personalidades diferentes.
No dia 10 de julho, os alunos do Infantil III fizeram uma apresentação para os pais. No primeiro momento as crianças explicaram o motivo pelo qual receberam o seu nome, perguntaram para os pais como eles estavam se sentindo e apresentaram os personagens da coleção “Os Pingos”.
No segundo momento, os alunos, juntos com as suas professoras e os professores de música Simone Boechat e Pedro de Alcântara apresentaram duas músicas, uma em português e uma em inglês (alunos do Integral – Programa Bilíngue). Por fim, as crianças mostraram e entregaram aos pais os trabalhos desenvolvidos durante o decorrer do Projeto.