“Onde a gente aprende a ser avô?” – perguntava o amigo aflito, depois de receber a notícia da primeira gravidez da filha. “Há tantos manuais para ensinar a lidar com os filhos, mas não encontrei nenhum que ensinasse um avô de primeira viagem a enfrentar os netos!”
(Lídia Arantangy e Leonardo Posternak, in Livro dos Avós – Na casa dos avós é sempre domingo?)
Onde e quando a gente aprende a ser neto?
Identificar-se como pessoa é um processo de aprendizagem longo, complicado e maravilhoso.
- Meu/minha avô/avó serão avós de outra pessoa? E eu?
No 1º semestre, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental iniciaram estudos de identificação: Eu, Meus pais, Meus irmãos, Minha casa, Minha escola...
Os alunos analisaram suas certidões de nascimento. Entrevistaram os pais. Confeccionaram um livro-cartão para o Dia das Mães cheio de realidades, repleto de sentimentos.
Além disso, iniciaram o estudo de suas origens antes dos pais: avô; avó....quem são? Que histórias guardam? O que nos dão ou deixam como herança: jeito de ser; de parecer...
Continuando as aprendizagens, em agosto, netos recebem avós na escola. Nos encontros, momentos de alegria, carinho, encantamentos e aprendizagens: avós contaram histórias, suas histórias e mostraram vivências.
2º I 1 - Helio e Regina Dórea contam suas histórias
2º I 2 - a avó Nilza Castro ensina os alunos o jogo Ovo na colher
2º B - os avós Ruth e Manoel Campos em encontro com os alunos
Os avós têm uma história de vida para contar. Os netos, na idade em que estamos tratando, uma história de vida para aprender. A beleza da troca entre gerações!