Uma escola de perspectiva cultural é uma Escola Viva, uma escola que fala na voz de seus alunos.
No 1º semestre, alunos do 1º ano do Ensino Médio estiveram envolvidos com a Gincana Cultural, que nesse ano teve como tema Leonardo da Vinci, em comemoração aos 20 anos da escola. Trata-se de uma atividade de conteúdos culturais e sócio-educativos.
Uma das tarefas da gincana (atividade permanente) consiste na arrecadação de livros, vídeos, CDs e jogos a serem utilizados por quem de necessidade e/ou interesse. O material recolhido pelos alunos é organizado por classificação e a atividade é reconhecida também pela qualidade do acervo.
Encontrar destinatários prontos para a utilização do que os remetentes têm a oferecer é ainda uma atribuição dos professores envolvidos em uma escola onde o saber informativo há muito deixou de ser o foco. Claro que o processo evoluirá e, professores desempenharão essa atribuição só até que os alunos a “tomem” de seus professores.
Veja matérias sobre a Acadis (Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social):
Centro Socioeducativo recebe doação de 1.200 livros de literatura infanto-juvenil 28/08/2009 - 11:34
http://www.iases.es.gov.br/default.asp
Os meninos ajudaram a equipe de Inclusão Social do CSE a realizar a contagem dos exemplares.
O Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), recebeu do Centro Educacional Leonardo da Vinci, em Vitória, doação de 1.200 livros de literatura infanto-juvenil que ampliarão o acervo da biblioteca e serão utilizados nas atividades de escolarização dos adolescentes em conflito com a lei.
A doação foi realizada nesta quinta-feira (27), por intermédio do professor do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Paulo de Tarso. Ele explicou que os livros doados foram arrecadados durante uma gincana cultural em homenagem aos 20 anos da escola.
O professor Paulo do Leonardo da Vinci, recebeu a equipe de Inclusão Social do CSE na escola, e conheceu o trabalho diferenciado que é feito com os adolescentes, a partir do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado pela Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que realiza a gestão do Centro, por meio de um contrato de gestão firmado com o Iases.
Ele ressaltou a importância do trabalho social desenvolvido com os adolescentes em conflito com a lei.
Quando a equipe de Inclusão Social chegou no CSE com as doações, alguns adolescentes foram convidados para receber os livros. Os meninos ajudaram a equipe de Inclusão Social do CSE a realizar a contagem dos exemplares.
“Nossa biblioteca já tinha recebido outras doações, mas eram de livros didáticos, e nós tínhamos uma carência de histórias. Agora, nós temos um enorme acervo literário, que vai de histórias da Disney até os mais belos clássicos. O nosso muito obrigado ao Centro Educacional Leonardo da Vinci. Essa doação foi espetacular e será muito bem utilizada pelos adolescentes”, disse uma das pedagogas do CSE, Sheila Caria.