O Da Vinci alegra-se pela chegada dos nossos alunos, impregnando nossos espaços de vida, entusiasmo, curiosidade, disposição para aprender, participar, evoluir.
É estimulante observar as atitudes daqueles que já compõem nossos quadros e chegam saudosos da Escola, atentos para as intervenções feitas no espaço físico e curiosos quanto à composição do currículo; bem como dos alunos novos, acolhidos em suas expectativas e apresentados a uma realidade dinâmica, em que a busca pela excelência em educação e envolvimento dos alunos é uma constância.
Como de praxe ao longo de nossa história, a Escola vem mantendo contatos intensivos com todas as turmas para apresentar a Agenda do Aluno, em seus componentes culturais e orientadores para o processo pedagógico; tratar das regras (institucionais e de sala de aula); prestar orientações quanto a situações de rotina e/ou inovações no currículo e metodologia. Além disso, os alunos novos são atendidos individualmente, para que partilhem conosco sua experiência e suas projeções com a mudança de escola.
A exemplo do que aconteceu em 2009 (por força da celebração do vintenário) - em que tivemos nosso patrono Leonardo da Vinci como uma espécie de eixo transversal - em 2010 traremos o múltiplo Oscar Niemeyer como norteador de iniciativas pedagógicas e de ampliação cultural. Do Infantil ao Ensino Médio, o objetivo é agregar conhecimentos e curiosidades em torno do grande arquiteto, sempre visando ao envolvimento e produção de nossos estudantes.
Foto de Página da Agenda dos Alunos.
Concepção de atividades de terceira nota com base em legados do grande arquiteto; gincana cultural tendo-o como foco; concerto do programa "Aprendendo a Ouvir" resgatando legados da bossa-nova, exposições e mostras de Artes com núcleo temático em Niemeyer; concursos internos para alunos, a partir das contribuições do arquiteto em diferentes campos do conhecimento; realização de viagem acadêmica com professorese alunos para examinar de perto obras do acervo de Niemeyer em Belo Horizonte; comparações entre o estilo de Niemeyer e arquitetos estrangeiros na viagem acadêmica internacional.Eis um leque de possibilidades didáticas que vêm sendo discutidas e construídas com os professores, sempre para que haja clareza de objetivos e sequência didática que favoreça o aprender dos alunos.
Esperamos, assim, que 2010 seja mais um ano em que cada segmento contribua com suas especificidades para a riqueza do trabalho, mas que haja uma sintonia em torno de um tema transversal, gerador de trocas, socializações e produções de qualidade.