Neste ano, a Escola, encerrando as comemorações pelo vintenário da Escola, o Da Vinci, apoiando novamente eventos culturais, participa da vinda da exposição "A Beleza na Escultura de Michelangelo", que acontecerá entre os dias 10/03 e 09/05, no mesmo Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta, em conjunto com o Governo do Estado do Espírito Santo, o Sincades, a Unimed e a Rede Gazeta.
Assim como Leonardo, Michelangelo pode seguramente ser classificado como um gênio do Renascimento. Mesmo sem ter transitado pelas diversas áreas das ciências, como o fez Da Vinci, Michelangelo figura talvez como maior artista da era renascentista. Autor de obras mundialmente famosas como o "David", "La Pietà" e as pinturas da Capela Sistina, atuou em paralelo na pintura, poesia, arquitetura e principalmente escultura.
Várias obras de Michelangelo já foram visitadas "in loco" pelos alunos da Escola, quando das Viagens Acadêmicas em
2004 e
2009, e em 1999, após estudo detalhado de cada uma das partes dos afrescos da Capela Sistina, os
alunos reproduziram o trabalho do artista dentro da própria escola.
Agora, abordando as diferentes facetas do artista e sua influência/legado para as Artes, a exposição trará 25 peças, entre estátuas, bustos e relevos em gesso, gigantografias de Aurelio Amendola (reconhecido como o maior fotógrado de Michelangelo), além de 6 desenhos originais vindos da Itália.
Datados de 1534, os desenhos são parte integrante da coleção "Studio di Figure in Movimento", pertencentes ao acervo da Fondazione Casa Buonarroti, em Florença, e permitem observar parte dos estudos sobre o corpo humano desenvolvidos por Michelangelo. Tais desenhos (raridades) são tombados pelo Patrimônio Histórico Italiano e as dificuldades para trazê-los a uma mostra como esta são imensas. Certamente, a exposição constituirá uma oportunidade única de apreciá-los.
Além das obras de Michelangelo, a mostra contará também com peças de outros artistas florentinos contemporâneos a ele, tais como Jacopo Della Quercia e Andrea del Verrocchio (artista que "abrigou" o jovem Da Vinci em seu atelier quando este ainda começava nas artes e que "empresta" seu nome à Sala de Artes da Escola), além de obras de seus seguidores, a exemplo de Gian Bernini e Vincenzo Danti.
O evento, no entanto, não se resume a uma exposição, no sentido literal do termo. Buscando interatividade com o público, acontecerão palestras relacionadas às artes, ao renascimento e ao próprio Michelangelo; além de um concurso de poesia para os alunos da rede pública e um concurso cultural de desenho, coordenado por A Gazetinha.
Certamente, uma grande oportunidade ao público em geral, e especialmente aos nossos alunos,no sentido de visitar localmente uma exposição de relevância internacional, ampliando seu repertório cultural e visão de mundo.
Para maiores informações favor entrar em contato pelo telefone 33213578.