Foi apresentado aos alunos, nesta última quinta-feira (11/02), o projeto de perspectiva cultural "Atualidades", que acontecerá no Da Vinci durante o ano letivo de 2010, destinado aos alunos das 2
as séries do Ensino Médio e inspirado em programas de formação vivenciados em órgãos diplomáticos ou em cursos de qualificação profissional. Trata-se de iniciativa interdisciplinar que envolve diversas áreas do conhecimento e constitui uma rica oportunidade para instituir ambiente de interação e discussão na Escola.
Sob coordenação do professor Luiz Henrique Menezes e com a contribuição do professor Lúcio Manga (ambos da área de Língua Portuguesa), será constituído um ambiente propício para a reflexão sobre temas atuais, visando à ampliação do repertório de conhecimentos de nossos alunos e à sua tomada de posição frente a questões contemporâneas.
Especialistas e profissionais de comprovada experiência/renome em diversas áreas de atuação serão convidados a compor mesas-redondas, no âmbito da Escola, interagindo com as quatro turmas envolvidas em seis encontros ao longo do ano, tudo sob mediação dos professores citados. A metodologia priorizada será a busca do diálogo e da troca de percepções, mais que o proferimento de palestras, fechando-se o ciclo com produções de textos pelos alunos participantes.
Eis os objetivos primordiais do projeto, a ser desenvolvido mediante encontros sequenciados: propiciar um ambiente instigante e dinâmico de aprendizagem; fornecer subsídios de conteúdo e
informação para que os alunos possam produzir redações mais consistentes sobre os temas abordados; estabelecer um diálogo permanente com as diferentes áreas do conhecimento, permitindo uma abordagem transversal de conteúdos trabalhados, em consonância com o novo espírito do ENEM (consideração das áreas de linguagens/matemática e suas tecnologias, ciências da natureza/ciências humanas e suas tecnologias)
.
Antes de cada mesa-redonda, os alunos serão inseridos em atividades de pesquisa que lhes propiciem condições para compor o processo de interação/aprendizagem, com conhecimentos prévios e relativo domínio dos temas.
Proximamente a cada encontro, haverá divulgação dos temas e dos nomes dos convidados, estando aberta a programação a outros profissionais da Escola que contem com tempos disponíveis em sua agenda, sendo que pode haver alterações em função das agendas de compromissos dos convidados.
O planejamento inicial contempla as seguintes datas e temas:
- 09 de março – O papel da mídia na construção do imaginário social;
- 14 de abril – O quadro da saúde no Brasil: trajetórias. O que já foi feito e o que é fundamental fazer;
- 02 de junho - A indústria do petróleo e o impacto econômico para o Brasil, e em especial, para o Espírito Santo;
- 04 de agosto – Urbanização e vida na cidade: trânsito, saneamento e acesso à moradia;
- 22 de setembro - Política, poder, lei e cidadania;
- 03 de novembro – Problemas ambientais: poluição, lixo e aquecimento global.
Pretendemos usar este site como veículo para socialização das produções acadêmicas a serem geradas no processo (por amostragem), estimulando os alunos a exercer a formação cidadã e a utilizar a escrita como mecanismo de conscientização, denúncia e formulação de propostas.