Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Projeto Atualidades: 1º encontro
11/03/2010 · por Paula Pretti · Tags: Projetos Sócio-Culturais

No dia 09 de março de 2010 aconteceu no Da Vinci o 1o encontro do Projeto Cultural Atualidades, coordenado pelo professor Luiz Henrique Menezes e com contribuição do também professor Lúcio Manga. O tema "O Papel da mídia na construção do imaginário social" foi debatido pelos jornalistas Abdo Chequer – diretor de jornalismo da TV Gazeta – e Antônio Carlos Leite – diretor de conteúdo da Rede Gazeta.




Antônio Carlos Leite voltou-se prioritariamente para o lado jornalístico do tema. Salientou que o jornalismo é muito amplo. "O profissional a cada dia tem que saber e entender de um novo conteúdo. Isso faz com que surjam erros, ocasionando a desqualificação do profissional ou até mesmo do jornal", quando a crítica faz leitura superficial da função comunicativa, ressaltou Leite. A produção do jornal é muito alta. Ilustrando, Leite citou que uma edição de jornal possui o equivalente ao conteúdo de 30 edições do Jornal Nacional.


Ainda sobre informação, Leite afirmou que a evolução da internet fascinou a sociedade, pois fez com que a produção de notícias não ficasse exclusivamente nas mãos dos jornalistas; e que nenhuma notícia é completamente imparcial, pois é impossível que as notícias sejam sempre frias e distantes.


A aluna Dora Siqueira Batista Leite apresenta o Projeto


Para finalizar Leite afirmou que a liberdade de expressão é fundamental para que o leitor faça escolhas. Para ele, a leitura é muito importante e a sociedade deve procurar sempre saber todos os lados do acontecimento.


Já Abdo Chequer falou sobre a mídia em si. Chequer ressaltou que a propaganda da Folha de São Paulo que diz "é possível contar um monte de mentiras dizendo só verdades" é muito verdadeira. A mídia contribui muito para a construção do imaginário das pessoas. "A função da propaganda é mostrar que aquele determinado produto fará o consumidor sentir-se melhor do que os outros", salientou Chequer e concluiu "A propaganda apela para o nosso egoísmo".



Para Chequer a grande maioria das propagandas nos mostra produtos desnecessários para a nossa vida, mas que do modo como são apresentados fazem com que pensemos que são importantes. A propaganda tenta manipular o espectador.  O Jornalismo deve estar comprometido com a verdade dos fatos, mesmo sabendo que podem existir várias verdades e que erros acontecem e que nem em todos os momentos esta busca é satisfatória; a Propaganda, por sua vez, sempre busca o convencimento, o que significa trabalhar com versões ou interpretações.


Outro ponto muito explorado pelo diretor da TV Gazeta foi a obesidade mental. Segundo Chequer as pessoas leem muitas coisas que não acrescentam em nada à vida. "Nós temos quatro dimensões: física (corpo), mental (como está seu cérebro), intelectual (como utiliza seu cérebro) e espiritual (é isso mesmo que queremos?). Por isso temos que analisar o que achamos necessário e útil para nossa vida" afirmou Chequer.


Após a fala dos convidados, os alunos fizeram algumas perguntas, uma delas sobre a liberdade de expressão. Para Antônio Carlos Leite existe uma tentativa clara do governo atual em exercer um controle sobre a imprensa. Quem tem que decidir o que quer ver/ler ou não é telespectador/leitor. Liberdade de expressão é um direito de todos. Abdo Chequer completa dizendo que qualquer tipo de restrição da liberdade de expressão deve ser retaliado, não devendo existir.


O aluno Fernando Henrique Fontes dos Reis apresenta os palestrantes


Por fim, o Centro Educacional Leonardo da Vinci faz um público agradecimento público aos dois profissionais que dispuseram de seu tempo e nos brindaram com suas falas embasadas em conhecimento técnico e prático, além de muito pertinentes ao momento de formação de valores em que se encontram os jovens/público do encontro. 


A profundidade e leveza com que os profissionais discorreram sobre o tema fez 200 adolescentes interessarem-se, por mais de 2 horas, na difícil arte do ouvir.



Vozes da Plateia:


"Acredito que a palestra tenha sido proveitosa em relação ao entendimento do papel influenciador da mídia. O que mais me chamou atenção durante as discussões foram as estratégias de marketing apresentadas pelos participantes e os seus empregos em relação ao cotidiano".


Caio Pessanha Marques - 2a I-1


"Achei a palestra bem esclarecedora no que diz respeito ao modo com que a mídia pode implantar conceitos, ou até despertar desejos em nossas vidas. No entanto, achei que os palestrantes, às vezes, desviavam um pouco das perguntas que fazíamos. Achei muito interessante o que os palestrantes explicaram sobre o processo de manipulação que a mídia exerce sobre a sociedade e os meios do qual ela se apropria para exercer sua influência".


Victor Dinelli Guimarães - 2a I-1



E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br