No dia 22 de abril de 2010 as segundas séries integrais do Ensino Médio receberam o grupo A.C.A.P.O.E.I.R.A e presenciaram parte do trabalho de resgate e preservação da cultura negra, ao qual esta instituição atualmente se dedica. A dança, a luta, os batuques e o gingado compõem significativo legado construído ao longo de séculos de integração, mesmo que quase nunca amistosa. Durante o evento foram apresentadas manifestações culturais como: Puxada de Rede, Maculelê e a Roda de Capoeira.
Esse encontro se deu como parte de um projeto que inicialmente foi desenvolvido pela área de artes, mas que passou a contar com história e sociologia. O projeto de divulgação da CULTURA AFRICANA foi instituído como lei pelo governo, o que valorizou ainda mais o assunto e motivou uma revisão do tratamento do tema em âmbito escolar.
Na área de artes, os alunos pesquisaram e reproduziram manifestações culturais antigas e atuais que registram a herança africana. Em história e sociologia discutiram circunstâncias discriminatórias e a relação com a educação. Em sociologia interpretaram algumas ideias de Émile Durkheim relacionadas com a educação para respaldar argumentações e discussões sobre o tema. Em história estão entrando nas discussões que levam ao processo abolicionista e, portanto, também precisam de uma noção atual sobre as adversidades das comunidades com descendência africana.
O encontro com o grupo A.C.A.P.O.E.I.R.A (Associação Cultural Artística Popular Orientada ao Esporte e de Incentivo a Raízes Afrobrasileira - http://www.acapoeira.com.br/grupo.html) foi organizado com o propósito de dar aos alunos a chance de interagir com uma entidade atuante na causa negra e africana, temas em alta atualmente, seja pela questão das cotas ou pelas maciças abordagens sociais atuais. Por fim, o projeto CULTURA AFRO-BRASILEIRA objetivou ampliar as condições de análise e observação desenvolvidas nas áreas de artes, sociologia e história e promover a interação entre escola e comunidade.
Vídeo da apresentação do grupo A.C.A.P.O.E.I.R.A