O jornal A TRIBUNA de 05/05/2010 trouxe matéria intitulada “Casas antigas viram patrimônio histórico”.
Diz o início: “Os casarios antigos de Santa Teresa agora são patrimônio histórico do município. Eles foram tombados pelo Patrimônio Histórico Municipal, após o prefeito Gilson Amaro ter sancionado a lei, aprovada pela Câmara dos Vereadores.”
... e no final: “O presidente da Amigos Associados de Santa Teresa, Antônio Ângelo Zurlo, disse que a entidade aplaude a lei: “Estamos preservando a alma do município””.
Nós do Da Vinci também consideramos absolutamente importante perpetuar nossa memória cultural, e o tombamento de imóveis/locais significativos para essa preservação é uma das possibilidades que deve ser adotada para que “a alma” continue viva eternamente.
Ficamos felizes com essa decisão, partícipes que somos do processo que a ela conduziu.
Em 23 de maio de 2003 iniciamos nossa participação demonstrando ao prefeito da época o nosso objetivo de tratar do tombamento e de existência de legislação sobre isenção de IPTU para os imóveis tombados.
Em junho convidamos alunos a participarem do projeto e em 26 de agosto de 2003 estivemos na Câmara dos Vereadores do Município de Santa Teresa, quando dois alunos, Larissa Polido Nassar Gonçalves e Eduardo Reuter do Nascimento, representando o grupo do Da Vinci, subiram à tribuna para falar aos vereadores e aos cidadãos presentes sobre a importância do tombamento, seus desdobramentos e ganhos.
Os alunos estiveram também com alguns proprietários de imóveis considerados candidatos ao tombamento, explicando sobre o processo, os ganhos para os cidadãos, as restrições comerciais, etc.
Sabedores de que a efetivação da lei é resultado de trabalho conjunto de várias entidades, pessoas e instituições representativas da sociedade, sentimo-nos felizes por termos sido uma das partes que colaborou na consecução do ideal.
Larissa e Eduardo na tribuna da Câmara dos Vereadores de Santa Teresa em 26/08/2003
Enviamos mensagens aos dois alunos comunicando da matéria no jornal e reafirmando a possibilidade/responsabilidade de interferência quando acreditamos em nossos ideais em busca de benefícios para a humanidade.
Recebemos suas respostas:
MENSAGEM DE EDUARDO
Caros amigos do CELV,
é com muita felicidade que recebo esta notícia.
Ter participado desta experiência foi incrível.
Creio que este é um exemplo, e mais um motivo, para que iniciativas como esta continuem a ser promovidas pelo CELV. As ações dos alunos e da escola demonstraram, mais uma vez, que podem gerar bons frutos para a sociedade e enquanto isto estiver sendo feito significa que estamos no rumo certo.
Gostaria e dar meus calorosos cumprimentos a todos os professores e funcionários do CELV que participaram desta iniciativa, especialmente à minha grande amiga Larissa Polido e ao nosso querido professor Joelmo.
Considerem dados os cumprimentos à minha família, a quem encaminho este e-mail.
Parabéns e obrigado
Eduardo Reuter
MENSAGEM DE LARISSA
Parabéns Centro Educacional Leonardo da Vinci!!
Obrigada, pelo apoio de sempre em todos os projetos que nos empenhamos!
A gratificação é enorme!
Ter a formação nesta casa é um privilégio para poucos, eu sei. E sou muito agradecida por isso.
Mais ainda pela oportunidade de participar de projetos com objetivos concretos para o nosso Estado.
Estou muito feliz por saber que essa iniciativa conjunta deu certo!
Obrigada pela oportunidade de participar!
Beijos Larissa Polido Nassar Gonçalves
Eterna aluna do CELV!!