No dia 04 de maio de 2010, o Projeto Aprendendo a Ouvir, que tem por objetivo formar platéias e despertar nos alunos o interesse por ouvir, explorar e compreender a música, ofereceu aos alunos de 2° ao 6° ano e seus familiares o concerto de abertura da programação 2010, no show “Oscar Niemeyer e a Bossa Nova”.
O show foi apresentado pelo Pedro de Alcântara Trio, com Wanderson Lopes no contrabaixo; Bento Abreu na bateria; e o professor Pedro de Alcântara ao piano. Numa abordagem didática e informativa, o grupo apresentou temas da bossa nova que serviram de pano de fundo para a construção de Brasília e que fizeram e fazem parte do imaginário musical do arquiteto.
Trechos de vídeos selecionados serviram de introdução para as músicas apresentadas, descortinando diversos panoramas da obra, carreira, pensamento e vida de Oscar Niemeyer.
A participação do público chamou a atenção dos presentes, quer seja pelo comportamento e atitudes para o ouvir, quer seja pelo interesse que crianças tão jovens demonstraram sobre o tema abordado.
Os pais também marcaram presença, comparecendo em peso ao Anfiteatro, que esteve com sua lotação esgotada. Mais uma oportunidade de troca de experiências culturais fomentada pela escola, e amplamente aproveitada por pais e alunos participantes.
O ingresso simbólico para assistir as apresentações do projeto Aprendendo a Ouvir, em vigor desde 2000, é uma caixinha de leite. A arrecadação também foi muito positiva, e com certeza significa muito para a entidade que recebe a doação. Foram mais de 420 litros de leite que atenderão às necessidades das crianças atendidas pelo Projeto Escola de Vida.
Os próximos concertos também trarão a temática de Oscar Niemeyer, contemplando outros aspectos da vida e obra deste ilustre brasileiro. No dia 23 de junho, teremos o concerto “Sinfonia da Alvorada”, composto por Tom Jobim e executado pela Camerata do SESI; e no dia 11 de agosto o concerto “A Vida é um Sopro”, apresentado pelo Trio Da Vinci e convidados.