O 20o Festival de Teatro do Da Vinci teve início no dia 20 de maio de 2010 com a peça “(Des)Afortunados”, da 2a série B, uma adaptação livre do primeiro livro da série “Desventuras em Série”, de Lemony Snicket.
O espetáculo mostrou um terror cômico, onde de tanto apresentar tragédias, o público acaba rindo, de felicidade, por não passar pelos mesmos problemas.
No caso da peça da 2a B, após perderem os pais, os três irmãos Baudelaire -Violet, Klaus e Sunny - são lançados à sorte para que voltem a ser felizes algum dia. No entanto, surge um empecilho. O Conde Olaf, parente distante das crianças que torna-se tutor delas. Tudo não passa de um plano do Senhor Poe e do Conde Olaf para roubar a fortuna da família Baudelaire.
Eles só não contavam com a esperteza dos irmão Klaus e Violet, que descobrem todo o plano e conseguem se ver livre de todo mal.
Com muito trabalho e força de vontade os alunos conseguiram produzir um excelente espetáculo - com o auxílio do Diretor José Luiz Gobbi e supervisão e idealização da professora Idelze Pinto - que agradou a todos e arrancou muitos aplausos da plateia que lotou o Anfiteatro do Da Vinci.
Parabéns a 2ª B!
Em 2010, houve uma reformulação nas regras do Festival de Teatro do Da Vinci. Não há mais juri, são os professores de Literatura e Português que analisam as peças. Além disso, o Festival que anteriormente era realizado nos meses de setembro e outubro, agora passa a ser em maio e junho.