The teachers of Leonardo da Vinci, went on an excursion this past holiday weekend, to the capital of Minas Gerais. Our purpose was not only to visit some of Oscar Niemeyer`s great architectural feats, but also to enter a wonderland of sorts. This wonderland of art and landscape was made possible by a magical place called Instituto Inhotim. The creation of successful mining buff Bernardo Paz, Inhotim is a magical mixture of contemporary art and a botanical garden, reminiscent of what the hanging gardens of Babylon might have been like. With art exhibits scattered throughout the park, Inhotim evokes from visitors the raw emotions associated with its at times mystical creations. These emotions draw upon not only our own lived experiences, but also the joys, pains, sufferings and euphoric moments of the artists themselves. Stimulating all five senses, Inhotim brings together a mixture of techniques in order to allow visitors not only to appreciate art for its aesthetic nature, but also for its ability to evoke both emotion and wonder.
This aspect of the holistic aesthetic experience is something vital in the development of the whole person, being an important part of our work as childhood educators. While the analytical aspects of life are demanding in our day to day routines, bringing an uncanny and at times unorthodox approach to our teaching helps children think outside the box. The process of educating demands that we take those extra steps in capturing not only the attention of our students, but also help them fall in love with learning. This love affair is one that must spark from an insatiable curiosity; much like an itch that never quite seems to go away. Giving a child this gift at such a young age should be viewed as one of the highest accomplishments an educator can make.
The inspiration of this trip brought a second wind to many educators at Da Vinci, as it has allowed us to reflect on our own creative approaches in the classroom. This self evaluation is necessary in order to make sure we are doing justice to our profession as educatiors, a position which should be viewed as a privilege not a right. So no matter if you are a teacher, a parent or just a friend of a child, ask yourself, how can I challenge this next generation to truly think outside the box and prepare them for complexities of our world in the 21st century. And while you are at it, plan a trip over to Instituto Inhotim, you won`t regret it!
Confira a tradução do artigo, por Frank Ehrenfried:
Nesse último feriado de Corpus Christi, os professores do Leonardo da Vinci tiveram oportunidade de conhecer a capital de Minas Gerais. Nosso objetivo não era apenas apreciar as obras de Oscar Niemeyer, mas entrarmos num mundo surreal, inspirador, fundamentado na imaginação de vários artistas contemporâneos. Este mundo criado pelo empresário aposentado, Bernardo Paz, mergulha os visitantes numa criação similar ao filme Alice no País das Maravilhas. O Instituto Inhotim baseia-se numa mistura mágica de arte contemporânea e jardim botânico, lembrando a beleza dos jardins suspensos da Babilônia. Com várias exposições de arte espalhadas pelo instituto, Inhotim evoca as emoções dos visitantes que passam pelas obras a realmente sentirem as vibrações das almas dos artistas que estão por trás das criações. Essas emoções baseaam-se não apenas nas nossas próprias experiências vivenciadas, mas também nas alegrias, dores, sofrimentos, e momentos eufóricos dos próprios artistas. Estimulando os cinco sentidos, Inhotim traz uma miríade de técnicas, permitindo que os visitantes não só apreciem a arte pela sua estética, mas também pela sua capacidade de evocar tanta emoção e curiosidade.
Este aspecto da experiência estética é algo vital para o desenvolvimento da pessoa como um todo, sendo um aspecto importante do nosso trabalho como educadores. Os aspectos lógicos e analíticos do cotidiano exigem que quebremos esta rotina, buscando momentos não ortodoxos, e inovadores em nosso ensino, ajudando nossos alunos a desenvolverem uma perspectiva de aprendizagem complexa e criativa. Esse processo de educar exige que tomemos essas medidas para não só capturar a atenção dos nossos alunos, mas também ajudá-los a se apaixonarem pelo aprender. Essa paixão tem que ser baseada numa curiosidade insaciável, assim como uma coceira que nunca vai embora. Ajudar nossas crianças a se apaixonarem pelo aprender tem que ser a meta que todo nós baseamos o nosso ensino, se considerarmos isso como uma das maiores realizações que um educador pode ter.
A inspiração dessa viagem trouxe novo foco para muitos educadores do Leonardo da Vinci, pois permitiu-nos refletir sobre nossas próprias abordagens criativas em sala de aula. Esta auto-avaliação é necessária para se ter a certeza de que estamos fazendo justiça a nossa profissão, lembrando que a oportunidade de ser professor deve ser entendida como um privilégio e não um direito. Portanto, não importa se você é um professor, um pai ou apenas amigo de uma criança, pergunte-se, como eu posso desafiar a próxima geração a realmente pensar fora dos padrões e prepará-los para as complexidades do nosso mundo no século XXI. Enquanto estiver pensando sobre isso, planeje uma viagem até o Instituto Inhotim, você não vai se arrepender!