No dia 02 de junho de 2010 aconteceu no Anfiteatro do Da Vinci o terceiro encontro do Projeto Cultural Atualidades, destinado aos alunos das 2as séries do Ensino Médio, com coordenação do Professor Luiz Henrique Menezes e contribuição de Lúcio Manga. O tema central foi “A indústria do petróleo e o impacto econômico para o Brasil, em especial, para o Espírito Santo”.
Os convidados foram o químico Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, que contextualizou os alunos sobre o petróleo no mundo, no Brasil e principalmente no Espírito Santo; o professor da Fucape, Bruno Cesar Aurichio Ledo, que salientou os benefícios do petróleo para a economia brasileira e epíritosantense; e Fabrício Saleme de Sá, professor da UVV, que falou sobre os problemas ambientais ocasionados pela extração do petróleo.
Nesse encontro, a dinâmica foi diferente. Em lugar de palestras sobre o tema, com perguntas em seguida, foi realizada uma mesa redonda, ocasião em que os alunos perguntavam e os convidados respondiam.
O professor Bruno Cesar deixou claro que o petróleo é muito importante para a nossa economia, mas que deve ser feito bom uso desse recurso, ou seja, investir o a receita proveniente em saneamento, moradia, educação, infra-estrutura etc, pois o petróleo um dia irá acabar, não é renovável, e então é preciso pensar no futuro.
Outro ponto importante foi a questão salientada pelo ambientalista Fabrício Saleme de Sá, que explicou que toda atividade conduzida pelo homem gera impacto no ambiente. Segundo ele, o dever do órgão ambiental é minimizar ao máximo os impactos gerados na natureza. As empresas tem que investir no ambiente.