Natalia e Beatriz, alunas voluntárias
O processo de seleção para a ocupação das duas vagas foi rigoroso.
Foram convidados os alunos dos 9os anos do Ensino Fundamental e das 1as series do Ensino Médio, o que somou 235 alunos.
Em sala foi falado aos alunos sobre os dois temas, “voluntariado” e “Arte Sem Limites”, explicado sobre os benefícios da participação, mas também sobre as dificuldades e do sério compromisso assumido, que inclui declinar de atividades de lazer para estar presente aos encontros do projeto, todos os sábados, durante 6 meses, além de atividades em outros dias da semana, quando o coral do projeto faz apresentações em diversos espaços.
Os critérios de seleção foram:
a) ser aluno do Da Vinci pelo menos a partir de janeiro de 2009;
b) inscrição feita pela família através do site da Escola no prazo estipulado;
c) ter média acima de 7,0 nas notas do período anterior;
d) demonstrar bom relacionamento com professores e colegas de sala;
e) ser aprovado por uma comissão formada por 05 profissionais do Da Vinci;
f) em caso de empate, o primeiro fator de desempate seria a apresentação de certificado comprovando a participação em outros projetos voluntários;
g) finalmente, se necessário, o desempate seria feito por sorteio na presença dos alunos que chegaram a essa fase.
Assim, cumprindo todos os critérios e chegando à fase final, o sorteio, foram selecionadas as alunas Natalia e Beatriz, que já iniciaram seu trabalho no sábado 19/06/2010.
O tempo no projeto será de 06 meses. Findo esse período e obedecido o percentual mínimo de presença, receberão certificados assinados pelo Da Vinci e pelo Arte Sem Limites, que serão os primeiros de suas vidas como voluntárias, muito importantes para seus futuros.
O certificado de participação em trabalhos voluntários já tem sido utilizado por empresas contratantes no Brasil e no exterior como um atributo enriquecedor do currículo profissional e de vida, inclusive sendo fator de desempate em processos seletivos.
Mas, ainda mais importante do que o certificado é o ganho que a experiência proporciona a todos os alcançados por essa iniciativa do bem: participantes, voluntários, organizadores, visitantes... e o mundo.
Através de projetos de voluntariado podemos deixar nossa marca na construção de um mundo melhor, com mais entendimento de situações distantes de nossas realidades, com mais compreensão com o próximo, participando no fazer mais felizes pessoas que precisam de nosso apoio para vencer situações difíceis de serem superadas.
Nossos parabéns a todos os alunos que participaram do processo de seleção e, particularmente nossos votos de sucesso às alunas, “pessoas”, Natalia e Beatriz.