No dia 04 de agosto de 2010, no Anfiteatro do Da Vinci aconteceu o 4
o encontro do Projeto Cultural Atualidades, coordernado pelo professor Luiz Henrique de Menezes e com contribuição de Lúcio Manga. Destinado aos alunos das 2
as séries do Ensino Médio, desta vez, o tema central foi a Urbanização e vida na cidade: transporte, saneamento, acesso à moradia.
No primeiro momento, Simone Chieppe, Presidente do Conselho Administrativo do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória - GVBus - ministrou uma palestra sobre a Mobilidade Urbana/Metropolina da da Grande Vitória. Simone salientou que esse assunto é, nos dias atuais, o mais discutido nas administrações das cidades. Segundo a mesma, a cidade está cada dia, menos acessível para todos, ou seja, a degradação urbana e seus reflexos sobre os transportes levam a uma menor acessibilidade. Aqueles de menor renda, e por uma política de investimentos que favorece o modo privado, fazem cada vez mais viagens, aumentando a quantidade de carros nas ruas, o que prejudica também o meio ambiente com o aumento de consumo energético. “As cidades não investem o suficiente em infra-estrutura e faltam diretrizes para a mobilidade urbana. É preciso romper paradigmas.”, concluiu Simone.
Simone Chieppe
Logo em seguida começou a mesa redonda, com Simone Chieppe, Clivia Leite Mendonça - Gerente de Projetos Urbanísticos de Vitória (SEDEC) - Warley Teixeira Guimarães, coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo na FAESA. Neste momento, os alunos fizeram perguntas e os convidados respondiam e debatiam. Alguns dos assuntos questionados foram por que não são realizadas todas as obras necessárias para determinado local ao mesmo tempo e qual o motivo de esperar o “caos” para resolver os problemas de transporte; o que é necessário para as ciclovias funcionarem e ajudarem na resolução dos problemas de transporte e trânsito; como a população pode participar mais e melhor dos projetos da prefeitura e do governo; reciclagem.
Simone Chieppe, Clivia Leite e Warley Teixeira
Sobre as obras não serem realizadas ao mesmo tempo, Simone ressaltou que é falta de planejamento, um problema do Governo. Segundo ela, isso seria o certo, causaria menos transtorno e menos custos também. Clivia salientou que para as ciclovias darem certo é preciso haver um funcionamento bom de todos os transportes públicos. É uma obra integrada, e sozinha, por si só, ela acaba por atrapalhar. Sobre a reciclagem, Warley observou que é um tema muito complexo pois envolve questão cultural. Segundo ele é necessário que a população comece a recusar bens materiais que não tem preocupação com a sustentabilidade. É um hábito que pode ser inserido na sociedade através da educação.
Warley Teixeira