Para tornar - se um cidadão, o indivíduo faz parte de um Estado sujeito aos deveres e direitos sancionados por leis que regem e disciplinam a vida de toda a comunidade, o que se espera é que agora a busca pela melhoria das condições sociais, políticas e econômicas inclua a preservação ambiental e que esse cidadão, consciente de suas responsabilidades sociais, envolvido com as questões de seu tempo e lugar, seja, também, um Cidadão Ecológico.
Segundo o artigo 225 Constituição da República Federativa do Brasil, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem como de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Cresce, assim, a importância da educação ambiental. A construção do amanhã exige novas atitudes de cidadania, mais fortes e agora embasadas nos ensinamentos integrados, e por que não dizer contextualizados, das disciplinas escolares.
No percurso dessa disciplina diversificada discutimos sobre as questões ambientais, organizando debates sobre temas como a Conferência de Copenhague (COP-15) – 2009, “A grande era da extinção”, “risco à biodiversidade”, “problemas ambientais geram problemas sociais”, entre outros. Mais importante foi discutir com os alunos nossa postura diante dessas questões, percebendo que atitudes simples podem fazer toda diferença quando bem executadas. Além disso, os alunos conheceram a respeito do funcionamento de um projeto de conservação biológica por meio de uma palestra com profissionais do Projeto Tamar e como nosso estado lida com as questões ambientais, principalmente o lixo produzido pela população capixaba.
A excursão pedagógica à Reserva Paulo César Vinha, em Guarapari, possibilitou aos alunos uma incrível interatividade com o meio ambiente conhecendo a respeito da Restinga, – um bioma presente de forma marcante em nosso litoral –, a dinâmica de uma reserva biológica e principalmente como atitudes pautadas em um pensamento sustentável contribui para a preservação do meio em que vivemos.
Os alunos em contato com pesquisadores (ornitólogos) que trabalham na reserva com preservação das espécies de aves características da Restinga
Durante a trilha feita pela área de restinga do Parque, orientada por um monitor, morador do entorno da reserva e fruto de um trabalho de conscientização ambiental, realizamos algumas paradas a fim de observar e conhecer sobre a composição florística e faunística da reserva
Ponto final da trilha, a Lagoa de Caraís. Em tupi-guarani, "Carai" é uma das muitas variedades de macacos no Brasil. Caminhando nas trilhas da reserva ecológica que margeia o mar, chega-se a esta lagoa de águas escuras, ladeada de areia, vegetação e uma grande pedra. O aspecto escuro da água é conseqüência da decomposição de pigmentos da vegetação marginal.
Após o almoço na escola, fomos à UVV conhecer o Centro Anatômico Veterinário, onde os alunos aprenderam sobre várias espécies animais, e o Herbário, conhecendo sobre espécies vegetais e os projetos de recuperação de áreas degradadas com plantas nativas da Mata Atlântica. Por fim, retornamos à escola as 17:30h, fisicamente cansados pela trilha realizada no parque, porém, satisfeitos em conhecer uma pequena parte da imensa biodiversidade dos nosso Estado.
Exercer a cidadania, indo além dos aspectos meramente legais do conjunto de direitos e de deveres, é partilhar e dividir com todos os indivíduos o poder de decisão sobre a produção e consumo de bens materiais e culturais de interesse comum a toda a humanidade. O sujeito consciente de sua missão social é o sujeito igualmente consciente de sua missão ecológica, de sua responsabilidade com todos os outros seres. Nosso objetivo não é formar “ecochatos”. Para aplicar práticas simples de preservação, para a sensibilidade às causas ambientais, não é pré-requisito ser graduado em Ciências Biológicas ou cursos afins, não é necessário ser ambientalista, nem ter uma ONG para isso, basta assumir sua cidadania, mais que capixaba, mais que brasileira, ela é ecológica.
CONFIRA O RECADO DOS ALUNOS DA DIVERSIFICADA PARA VOCÊ...
“... podemos e devemos colocar nossos conhecimentos em prática; afinal, o maior responsável pela preservação e manutenção do Planeta é o cidadão do mundo, cada um de nós.”
Júlia Chieppe, aluna da 1ª série A
“Lembre-se de que o Planeta é um bem comum a todos os seus habitantes, diante disso, é necessária a colaboração de todos.”
Ana Clara, aluna da 1ª série B
"Espero que eu possa passar esse aprendizado adiante para que existam mais e mais cidadãos ecológicos”
Leandro F. da Cunha, aluno do 1ª I1
"... quebrei o estereótipo de ecochatos. Em nenhum momento nos foi dito pare de consumir, ou viva como na idade medieval, mas sim, consuma conscientemente, tenha noção do que é necessário e do que é dispensável.”
Juliana A.D. Cardoso, aluna do 1ª I2
"Agora é bem mais do que UM por TODOS..., tem que ser TODOS nós por UM, o Planeta Terra.”
Gabriel Donato, aluno da 1ª série I1
"Com esse pensamento e com essa disponibilidade de fazer acontecer, resolvi participar da diversificada, incentivando, desde o princípio do projeto, às pessoas a pensarem e agirem presente para um futuro mais consciente, atuando em prol da conservação, por meio de práticas cotidianas e pela sensibilização que tive.”
Luisa Matias, aluna da 1ª série A
A secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo disponibiliza no site a sua biblioteca de cadernos produzidos para fins de educação ambiental. Confira, mas não se limite em apenas ler... pratique:
http://www.ambiente.sp.gov.br/cadernos.php