No dia 17/08/10, o Da Vinci promoveu encontro relativo ao primeiro ano de ensino da língua alemã. Paula Pretti, da Diretoria de Comunicação do Da Vinci, conduziu o evento. Luciana Biasutti coordenou a decoração.
O Sr. Martin Wille, Diretor do Projeto “Escolas: uma parceria para o futuro”, do Instituto Goethe, órgão do Governo da Alemanha, falou aos presentes sobre a importância do aprender a língua alemã na atual conjuntura, demonstrando como fica potencializada a vida profissional de quem aprende esse idioma, notadamente em face da elevação do movimento comercial Brasil x Alemanha, o que recomenda o saber alemão, como um diferencial no currículo dos interessados. Disse que em São Paulo estão instaladas cerca de 800 empresas alemãs, cujos cargos executivos estão sendo ocupados, em grande parte, por brasileiros.
Martin Wille, Diretor do PASCH
Em seguida, foi organizada uma apresentação dos alunos, que em momentos sequenciados puderam compartilhar com os presentes os progressos que tiveram no aprendizado da língua. Inicialmente, as alunas Amanda Pessoti e Giulia Sperandio cantaram canção em alemão, revelando domínio quanto à pronúncia e musicalidade do "novo" idioma.
Em seguida,, um teatro de fantoches foi montado no palco para que os alunos apresentassem uma peça, em alemão, revelando os avanços obtidos na expressão oral e na simulação de conversações cotidianas.
Teatro de fantoches. Peça "Liebe ist Alles", O Amor é Tudo.
Apresentando extrema desenvoltura no contato com o idioma recém-incorporado ao currículo do Da Vinci, os alunos encenaram "Chapeuzinho Vermelho", o que permitiu aos espectadores acompanhar as transposições do enredo para a língua alemã.
Os alunos que completaram 01 ano de estudo de alemão receberam Certificados
Posteriormente, ocuparam o palco os quatro alunos do Da Vinci que estiveram em intercâmbio na Alemanha, patrocinados pelo Instituto Goethe, visando ao aprimoramento da língua e considerando sua dedicação/desempenho na vida acadêmica, inclusive no tocante ao interesse por esse novo componente do nosso currículo. À sua maneira, cada aluno trouxe ao público um pouco de suas experiências deste período, sempre destacando a diversidade de culturas com que lidaram, a partir da convivência com alunos do mundo inteiro contemplados por este projeto do Goethe, o que desemboca num rico intercâmbio de idiomas, experiências, aprendizagens.
Caio, Rodrigo, Juliana e Larissa falando sobre suas experiências.
Para encerrar o primeiro momento no auditório, recebemos, com imenso prazer, a Sempre-Aluna Júlia (que já participou de programa de intercâmbio na Alemanha), para fazer um número musical em torno das versões do repertório dos Beatles para a língua alemã.
Pais e alunos participaram ativamente do evento, opinaram, perguntaram, tiraram dúvidas...
Os professores Elisabeth e Italo.
Elisabeth é Austríaca. Italo foi à Alemanha pelo Goethe em janeiro de 2010 para aperfeiçoamento no ensino da língua.
Após as apresentações nos auditórios, com o Restaurante Santa Ceia decorado com as cores da bandeira da Alemanha, passou-se ao segundo momento do evento, em que todos foram convidados a degustar petiscos típicos da Alemanha: chucrute, salsichões com batata, e suco de maçã.
Foi um encerramento temático (relacionado à cultura do país) e ao mesmo tempo uma oportunidade de confraternização entre alunos, professores e Escola, a fim de saborear o sucesso no aprendizado do Alemão.
O momento demonstra, uma vez mais, o compromisso do Da Vinci no sentido de atribuir significação às inovações acadêmicas, investindo em cada frente incorporada ao nosso cotidiano de maneira consistente, de modo a assegurar que seja objeto de manutenção, aprimoramento e socialização com a comunidade.