Dando continuidade ao tradicional “Projeto Eleitor do Futuro”, os candidados entraram na "campanha eleitoral" propriamente dita.
Os alunos das 1
as séries do EM, estudaram o processo eleitoral como um todo e pesquisaram as ideologias partidárias das diferentes correntes políticas.
Num segundo momento, foi sorteada uma ideologia para cada grupo, que também escolheu seu candidato. Abaixo, podemos ver quais quem são os candidatos de cada turma e qual a corrente política de sua plataforma.
1ª A – JOSÉ GUILHERME BAIÃO OLIVEIRA – neoliberalismo - número 89
1ª B – ANA CLARA BENEVIDES – marxismo - número 17
1ª I1 – TÚLIO MARCO MOTTA E OLIVEIRA – Social-democracia (tradicional) - número 33
1ª I2 – YAGO FIGUEIRA COSTA – Social-democracia (terceira via) - número 16
Além dos candidatos, as turmas/partidos estão divididos em comissões, responsáveis pela redação dos programas de governo, pelos vídeos do candidato, finanças, marketing, assessoria para o debate e propaganda propriamente dita (organização e “agitação” dos comícios).
Partido Neoliberal Progressista, Partido Democrata Marxista, Aliança Democrata Brasileira e Partido Neossocial Democrata, estão agora em busca dos votos dos eleitores/alunos em uma campanha onde o confronto ideológico é marca registrada. Mais importante que as promessas e troca de acusações, os alunos estão tendo a oportunidade de entender às ideologias políticas, suas semelhanças e diferenças, seja em assuntos "macro", mas também em temas menores. Cada grupo se agarra em suas idéias, como se fossem verdades absolutas e irrefutáveis, em uma política de outros tempos.
Coordenados pelo professor Roberto Martins, de História, eles permanecem em campanha até o dia 30/09 quando acontecerá um debate na quadra da escola. Ainda no dia 30 e também no dia 01/10 acontece a votação e no mesmo dia 01/10 a divulgação do presidente eleito.