No final do mês de agosto, os alunos do 2º ano do Ensino Médio realizaram a apresentação final do Projeto MPB. Tal projeto visa a valorizar grandes personalidades da música popular brasileira e aproximar os conteúdos trabalhados em sala de aula de abordagens feitas nas composições tomadas como objeto de estudo. Em 2010, cada turma ficou responsável pelo estudo aprofundado da vida e obra de um compositor (2ºA – Herbert Viana, 2ºB – Chico Buarque, 2ºI1- Noel Rosa e 2ºI2 – Caetano Veloso).
Eis algumas aprendizagens geradas pelo processo: relação entre o que hoje chamamos de globalização e a música “Não tem tradução” de Noel Rosa, escrita no início da década de 30 com o advento do cinema falado na cidade do Rio de Janeiro; percepção de uma das faces da ditadura militar no Brasil por meio da composição “Cálice” de Chico Buarque; compreensão do movimento tropicalista, a partir da música “Alegria, alegria” de Caetano Veloso; análise da situação sócio-econômica do país na década de 80 com a música “Alagados” de Herbert Viana.
A apresentação final ocorreu no anfiteatro e tinha como propósito fazer com que cada turma compartilhasse suas vivências e aprendizagens com as demais. Os alunos utilizaram estratégias diversificadas para a apresentação: programas de auditório, representação biográfica, análise de composições, analogias com outros compositores, pequenas encenações teatrais e novas roupagens e interpretações de músicas. Uma manhã prazerosa e produtiva dedicada à música popular brasileira.
Depoimento dos alunos sobre a vivência no Projeto MPB: "No mês de agosto, nós, alunos das 2ª séries do Ensino Médio do Da Vinci, fomos propostos a um trabalho diferenciado. Este tinha como propósito enriquecer nossos conhecimentos sobre a música popular brasileira. O Projeto MPB foi uma experiência que resultou em um rico aprendizado sobre grandes ícones da história da música no Brasil, tais como Noel Rosa, Chico Buarque, Caetano Veloso e Herbert Viana. Enfim, pode-se concluir que, por meio desse e de outros diversos projetos implantados na escola, os alunos enxergam o processo de aprendizado de outra forma, indo além da tradição dos livros e da sala de aula”.
Dora Leite – 2a I-1
"Não é só mostrar um talento para quem nos conhece e tentar agradar; é mais que isso. Não é só trabalhar com os prazos e conflitos inerentes ao mercado musical moderno; é mais que isso. Não é só criatividade e aplicação de técnica, arranjo e criação de um contexto musical de colaboração de cada instrumento e voz; é muito mais que isso. São todas essas idéias juntas, um monte de parafernália pra carregar e toda a felicidade do mundo circulando entre aplausos, sorrisos e artistas surgindo”.
Luiz Filipe Motta – 2a I-2