Entre os dias 22 e 24 de setembro, os alunos dos 7os anos A, B, I-1 e I-2, acompanhados pelos professores Mazinha, Baby, Sandra Eler, Shirley, Michelle, Marcelo Moreto, Rodrigo
Mello e André Lauer, e pelos acadêmicos de medicina, Julia Emerich e Marcelo Corassa, estiveram em Viagem Acadêmica a Ouro Preto.
A viagem tem como foco a inter-relação entre História e Artes na constituição de um patrimônio cultural reconhecido internacionalmente e também visa a conscientização das novas gerações para a relevância do resgate de memórias e o cuidado com a preservação do patrimônio. Consciência cidadã, espírito crítico e compromisso social são os valores determinantes para a manutenção deste projeto.
No roteiro, visita aos principais monumentos históricos e pontos turísticos, como o Santuário do Bom Jesus do Matosinho - Congonhas, Casa dos Contos, Ponte dos Suspiros, Mina Santa Rita, Museu do Aleijadinho, Igreja São Francisco de Assis, Museu da Inconfidência, Mina da Passagem, entre outros.
Durante toda a viagem, além de conhecerem os principais locais de Ouro Preto, os estudantes realizaram atividades pedagógicas e de conscientização social. Em Congonhas, fizeram campanha em prol da preservação do patrimônio local, distribuindo folhetos e encartes por eles produzidos, denunciando as práticas de descuido para com o acervo artístico e apresentando propostas para a diminuição desses acontecimentos. Em Ouro Preto, participaram da Gincana Pedagógica, com perguntas relacionas aos locais visitados.