No dia 03 de novembro aconteceu no Anfiteatro do Da Vinci o 6º e último encontro do Projeto Cultural Atualidades de 2010, coordenado pelo professor Luiz Henrique de Menezes e com contribuição de Lúcio Manga. Destinado aos estudantes das 2as séries do Ensino Médio, o tema central da palestra foi “Problemas Ambientais: poluição, lixo, aquecimento global” . Os convidados para falar sobre o assunto foram Susi Mara Rosindo, Professora Universitária e Consultora Ambiental, Renato Rodrigues de Souza, Gerente de Projetos do CEPEMAR - Serviços de Consultoria em Meio Ambiente Ltda. , e Sueli Passione, Diretora Presidente do IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Inicialmente, o professor Lúcio Manga fez uma apresentação sobre os palestrantes e começou perguntando sobre os países que estão se tornando Potências Econômicas. Se é possível crescer economicamente e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente. Para Renato, existe sim essa possibilidade, mas, no entanto é preciso que as mentalidades das pessoas sejam modificadas, para que possam entender o que é o desenvolvimento sustentável e coloborar para que o mesmo seja executado. Uma opinião compartilhada pela Susimara e o Renato é que esse também é um problema das políticas públicas. A infra estrutura tem que ser melhor, tem que oferecer suporte para os cidadãos colaborarem com as mudanças.
Posteriormente foi questionado sobre o fato do crescimento das cidades está relacionado com o desmatamento, por exemplo. Como crescer, desenvolver e ter que lidar com as questões do equilíbrio ambiental. Para Susi, existe tanto a necessidade de desenvolver, quanto a de proteger e preservar. O trabalho deles é achar o ponto de equilíbrio, no entanto, nem todos estão preocupados com a biodiversidade e isso dificulta muito. Segundo ela, não podemos ser hipócritas em querer que o consumo diminua, mas o que pode ser feito é um trabalho para conscientizar a população de que podemos reaproveitar determinados objetos. É necessário economizar os processos e os materiais, e o primeiro passo é a reutilização dos mesmos.
Susi ainda ressaltou que essas questões são complicadas e que a esperança e responsabilidade está nas mãos dos jovens que devem colocar os seus conhecimentos à disposição da sociedade. Os jovens são transformadores.
Ficou explícito que o desenvolvimento depende dos poderes políticos, mas também do individual. Cada um deve fazer a sua parte. A população tem que cobrar dos prefeitos, vereadores, governadores.
Outra questão debatida foi a conscientização da população e as penalizações. Para Sueli, realmente a concientização da população deve ser feita em paralelo com a infra estrutura implantada pelos poderes públicos. Não tem como primeiro conscientizar a todos, pois isso seria demorado, envolveria educação desde baixo, e não tem como esperar, tem que levar lado a lado, mas com equilíbrio.
Sobre as penalidades, todos deixaram claro que é importante sim e já vem ocorrendo, no entanto, não é muito positivo para ambos os lados (preservação da empresa e economia da cidade) que sejam feitos grandes alardes. Além disso, cumprir a legislação é, também, uma questão de conscientização, pois não tem como ter o número de fiscais necessário para todas as empresas.
Confira os outros encontros do Projeto Atualidades:
- Governador ministra palestra no Da Vinci- Projeto Atualidades - 4º encontro- Projeto Atualidades - 3º encontro- Projeto Atualidades - 2º encontro- Projeto Atualidades - 1º encontro