No dia 05 de novembro de 2010, os professores Alexandre Zanotelli, Marcelo Moreto e Carla Jardim, juntamente com os alunos do 9º I-1, vivenciaram uma sequência de visitas que tinha como objetivo trabalhar conteúdos relacionados a Física, Geografia e Astronomia.
Primeira parada: Usina Hidrelétrica de Rio Bonito
Lá os alunos viram como a necessidade energética transforma o meio ambiente e como a energia mecânica é transformada em energia elétrica.
Segunda parada: Cindacta
No Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Áereo os alunos assistiram a uma pequena palestra sobre como funciona o controle de entrada e saída de aeronaves no espaço aéreo brasileiro. Além disso, foi possível ver as telas dos radares em pleno funcionamento.
Terceira parada: Rumo às estrelas
Por último, nos dirigimos à casa de Maria Helena e Pignaton, onde houve o lançamento de foguetes propelidos a ar comprimido e água. No momento do lançamento, o céu estava claro, com poucas nuvens, no entanto, o tempo foi fechando e posteriormente começou a chover. Por volta das 21h, uma pequena “janela” se abriu e, por poucos instantes, foi possível observar o maior dos “deuses”: Júpiter. Entre nuvens, foi possível vê-lo, acompanhado de suas quatro luas mais brilhantes: Io, Europa, Ganímedes e Calisto.
Não foi dessa vez que os alunos puderam ver todas as estrelas, mas, ainda assim, foi uma excelente experiência de ensino fora das paredes da sala de aula, com aulas ao ar livre e com o aprendiz construindo seu conhecimento com bagagem em outras metodologias.
Entre a aula de Física e de Astronomia, um jantar. Em clima de amizade, respeito e confraternização, saboreamos um delicioso churrasco, preparado por profissionais/amigos local e nós, professores, apreciamos alunos jogando interativamente... e até participamos, em poucos momentos, para deixá-los entre si.
Depoimento da aluna Bianca Teixeira Lima sobre a viagem a Santa Teresa - projeto cultural 9º I-1
“A viagem a Santa Teresa, proporcionada pelo Projeto Cultural, foi bastante interessante pois pudemos observar tudo aquilo que havíamos aprendido na teoria, como o funcionamento de uma hidrelétrica. Além do conteúdo didático, não posso deixar de ressaltar a convivência entre os alunos e professores, que tornou a viagem ainda mais prazerosa”.