Nos dias 12 e 13 de novembro de 2010 aconteceu no Da Vinci o III Fórum Da Vinci de Discussão Estudantil. Cerca de 140 alunos dos 9
os anos do Ensino Fundamental, das 1
as e 2
as séries do Ensino Médio e 10 estudantes da escola pública Aristóbulo Barbosa Leão - Laranjeiras, Serra (convidados pelo Da Vinci) atuaram como verdadeiros diplomatas. Simularam reuniões dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU) onde defenderam interesses de cada nações em diversas áreas - econômica, ambiental, social, territorial, de direitos humanos, entre outras.
A abertura do III Fórum Da Vinci foi realizada no Anfiteatro da escola, no dia 12, às 18h. O primeiro a discursar foi o aluno Lucas Rezende Costa, da 2ªI-2, representando os estudantes dos 9os anos do Ensino Fundamental e das 1as e 2as séries do Ensino Médio. Em seguida, Gilson Simão, da 3ª B falou em nome dos alunos das 3as séries do Ensino Médio, e a sempre-aluna Flávia Monjardim discursou como representante dos sempre-alunos. Os alunos das 3as séries e os sempre-alunos foram convidados a participarem do Fórum, contribuindo (como mesários) e auxiliando os novatos. Por fim, Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton, Diretora Pedagógica do Da Vinci realizou seu discurso e parabenizou aos estudantes e coordenadores Lorena Bonadiman e Joelmo Costa pelo trabalho realizado e desejou um excelente Fórum a todos.
Maria HelenaLucas Rezende Costa “(...) Para todos aqueles passageiros de primeira viagem, minha dica é que aproveitem cada segundo que está por vir, afinal é uma das melhores experiências que já tive e que vocês estão prestes a ter. Desenvolver a oratória e aprender a desenvolver ideias de maneira mais polida são alguns dos menores benefícios que o fórum proporciona. Ainda mais importante é a oportunidade de interagir com outras salas e pessoas, conhecer um pouco mais do mundo em que vivemos, aprender a aceitar culturas novas e quebrar tabus . (...)”
Trecho do discurso de Lucas Rezende Costa
Gilson Simão “(...) Muitos amigos me perguntam qual é a finalidade de uma Simulação das Nações Unidas. A estes eu sempre respondo que a maior recompensa de participar de um Fórum é você ter a chance, mesmo que no plano suprarreal, de tentar melhorar o mundo. (...) Ao contrário do que muitos pensam, atividades extracurriculares como o Fórum não são vantajosas apenas para pessoas que desejam seguir a área de humanas. Afinal, da mesma maneira que um advogado precisa argumentar durante uma audiência, é fundamental que um médico desenvolva sua oratória para ter maior tato com seus pacientes, que um empresário saiba convencer outros investidores ou clientes e que um engenheiro saiba persuadir alguém a aprovar seus projetos. (...)”
Fragmento do discurso de Gilson Simão
Flávia Monjardim “(...) Após a conclusão do ensino médio, deixamos para trás a nossa tão prazerosa vida de escola para adentrarmos na imprevisível escola da vida. E percebo que o fato de termos nos formado ‘sempre-alunos’ nos faz mais corajosos e hábeis para enfrentarmos os novos desafios. Nã tenho dúvidas de que os Fóruns dos quais participei são responsáveis, ao menos em parte, pela desenvoltura que tenho tido ao falar em público nas diversas vezes em que se fizeram necessárias. As simulações nos dão segurança para defendermos nossas ideias, ainda que o tema em debate seja controverso e paradoxal. Além de tudo isso, os Fóruns nos auxiliam a adquirirmos habilidade para formarmos alianças, falarmos formalmente, pensarmos com rapidez. (...)”
Trecho do discurso de Flávia Monjardim
Ainda no dia 12 ocorreu a 1ª sessão do III Fórum Da Vinci. No dia 13, aconteceram as 2ª, 3ª, 4ª e 5ª sessões e o encerramento do evento, onde os alunos que se destacaram em seus comitês foram premiados.
Lorena, Joelmo e Moreto com os alunos das 3ªs séries e os sempre-alunos Moreto e Joelmo com os alunos da escola pública
Em 2010, os comitês presentes no III Fórum foram:
- Conselho de Segurança (CS) - A questão nuclear do Irã
- Conselho Europeu (CE) - Os problemas políticos e econômicos na União Européia
- Conselho dos Direitos Humanos (CDH) - Os palestinos na Faixa de Gaza
- UNIFEM - A situação das mulheres no mundo islâmico e na África
- Comitê de Imprensa - elaboração de um jornal para cada comitê
Atividades extracurriculares como o III Fórum Da Vinci de Discussão Estudantil são oportunidades em que os alunos exercitam suas habilidades de negociação, incorporam cargos de grande importância mundial, desenvolvem a arte de falar em público, às vezes em outras línguas, pesquisam assuntos e se preparam para defender os pontos de vista de seus governos. Os alunos do Da Vinci têm participado de eventos desse estilo - Fórum FAAP (SP); Mini-Onu (BH); UNESCO Center for Peace (EUA), Cuarto Modelo Internacional de Unesco (Buenos Aires) e a escola estimula essas participações por acreditar ser uma excelente contribuição para a formação acadêmica e pessoal.
Notícias relacionadas:
- III Fórum Da Vinci é destaque na imprensa- Veja produção dos alunos no Fórum