Na noite da última sexta-feira (12/11) e durante todo o sábado (13/11) foi realizado a terceira edição do Fórum Da Vinci. O evento é uma simulação das discussões realizadas pela ONU (Organização das Nações Unidas), onde os alunos são os principais protagonistas dos debates. O III Fórum da Vinci contou com a participação de 115 alunos divididos em quatro comitês (Conselho de Segurança: a situação nuclear do Irã; UNIFEM: a questão da mulher na África e no mundo islâmico; CDH: os refugiados na Faixa de Gaza; Conselho Europeu: Os problemas internos na União Europeia). Cada comitê contou com uma dupla de alunos jornalistas, que tinha como função realizar um jornal focando os principais embates discutidos nos comitês. Os alunos transformaram-se em delegados diplomatas e tinham como função defender a política externa dos países representados. A novidade do Fórum este ano foi a participação dos alunos da Escola Estadual Aristóbulo Barbosa Leão, que participaram também dos encontros de preparação para o fórum realizados no Da Vinci.
Sobre os Comitês:No CDH (Conselho de Direitos Humanos) os delegados foram surpreendidos por uma “crise” criada pela organização do evento, na qual o grupo terrorista Hamas, em posse de onze civis israelenses, ameaçava Israel com a intenção de abrandar o bloqueio à Faixa de Gaza. Na UNIFEM um dos temas discutidos foi a Sharia (conjunto de leis islâmicas) instaladas em alguns países do Oriente Médio e norte da África. O Comitê da União Europeia discutiu, entre outros assuntos, os déficits orçamentários em alguns países europeus e a expulsão dos ciganos na França. Já no comitê do Conselho de Segurança o destaque foi a discussão sobre o possível interesse do Irã em produzir armas nucleares. As discussões transcorreram até as 17h30min do sábado, quando os delegados de cada comitê elaboraram o documento de resolução do problema.
Depoimentos de alguns alunos:Beatriz C. Barcellos Covre (2ºI1) - delegada do Reino Unido do Conselho Europeu
“Sem dúvida participar do III Fórum da Vinci foi uma experiência fantástica. O debate levou-nos a pesquisas e leituras de grande utilidade para nossa formação política e social. Além disso, o desenvolvimento da oratória, a interação com os colegas representantes, bem como, a prática da argumentação foram alguns dos muitos benefícios,de grande valor para o processo de constituição de nossa cidadania, proporcionados pelo debate que simulamos. Sem dúvida, o fórum é uma oportunidade ímpar para o aprimoramento de nossa bagagem intelectual e estudantil.”
Eros Gimenes (1ºI2) - delegado da Autoridade Nacional Palestina no Conselho de Direitos Humanos
“Considero extremamente produtivos os fóruns realizados pela escola e até mesmo os que ela nos leva a participar fora, como o da UNESCO e da FAAP. Neles desenvolvemos bastante a oratória e debatemos sobre temas polêmicos e que tem bastante repercussão mundial. Mesmo sendo um aluno voltado para área de exatas, me identifico bastante com tais eventos. Alegro-me muito em participar de cada um deles e considero que os dias que passamos a mais estudando, tornam-se dias de bastante prazer e conhecimento, devido ao envolvimento que o aluno tem com o projeto.”
Bárbara Scarton (9ºI2) - delegada da Venezuela no Conselho de Segurança
“Os dois dias do Fórum da Vinci proporcionaram experiências incríveis. O pouco tempo que tínhamos foi bem aproveitado e as aprendizagens ultrapassaram a geopolítica e se estenderam também à oratória e a convivência. Além disso, o fórum favoreceu a desenvoltura para solucionar problemas não só de ordem mundial e nacional, mas também de ordem pessoal e social. É importante ressaltar que esse evento também ajuda a conhecer e aceitar outras culturas e idéias. Como delegada da Venezuela, tive a oportunidade de defender idéias que diferem das minhas, cheguei a afirmar que esse país era mais democrático que os Estados Unidos da América”.
Na imprensa 1- Reportagem – ES TV-1ª edição (13/11/2010)
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/11/697463-estudantes+simulam+reuniao+da+onu+e+debatem+questoes+importantes.html2- Reportagem - Jornal A Gazeta – (14/11/2010)
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/11/697593-um+dia+como+diplomatas+da+onu.html