TEMAS DE VIDA – A ESCOLA PARA ALÉM DE SEUS DOMÍNIOS
Na lida cotidiana, os ritos de passagem que compõem a transição para a adolescência requerem acolhimento e cuidado por parte do adulto, pois geralmente trazem em si desejo de transgressão e tentativas de extrapolar limites. Na vida escolar, como o ingresso no Ensino Médio representa para os estudantes novos desafios e responsabilidades, os educadores devem estar ainda mais atentos para os reflexos da vida social sobre a acadêmica.
Além de valorizar a cerimônia oficial de formatura para marcar esse rito de passagem, o Da Vinci propicia momentos de confraternização entre alunos do 9º ano e seus professores, boas ocasiões para diálogos, trocas e observação de atitudes. Em paralelo, sabemos que, por iniciativa própria, nossos estudantes organizam seus encontros extraescolares, em que por vezes a bebida comparece como convidada importante.
Atentos a essa realidade, e sem adentrar questões de limites que competem às famílias, a Orientação Educacional e alguns professores desta série vêm conduzindo uma reflexão sobre o tema do “beber precocemente” com os alunos em fase de conclusão do Fundamental.
Um dos desdobramentos deste trabalho foi trazer alunos do 2º ano I para declamarem o poema “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles, nas salas de aula dos nonos anos. Como os “visitantes” haviam estudado esse poema para declamá-lo em recital, a Escola apropriou-se dele como um referencial para reflexão sobre os ganhos e riscos de nossas escolhas e decisões, aí incluindo a postura diante da bebida e a submissão aos comportamentos de grupo. Os alunos “visitados” mostraram-se acolhedores para com os “pequenos” e bem receptivos à proposta.
A discussão que se seguiu à declamação deixou clara a preocupação da Escola com questões que fogem aos seus domínios, mas impactam o cotidiano escolar, bem como a relevância de movimentos de sensibilização e conscientização, uma vez que podem instigar à autorreflexão e à tomada de posição consciente perante situações de vida.