Tão logo concluídas as arrecadações e doações solidárias no âmbito do Da Vinci, por força do projeto Mão na Massa por um bairro melhor”, do Bairro Jesus de Nazaré (objeto de notícias neste site: em 23/09 e 20/10/2010), a Escola recebeu uma correspondência da AACCD – Associação de Amigos da Criança Carente e Deficiente de Cariacica, convidando-nos a participar de uma nova mobilização, agora para coleta de alimentos não perecíveis, destinados aos portadores de necessidades especiais acolhidos por aquela instituição. Como se trata de um trabalho social reconhecido, aceitamos prontamente o convite, até porque estávamos aquecidos com a experiência anterior, muito bem-sucedida por sinal – seja no processo, seja no produto.
Reunimos os mesmos coordenadores da campanha anterior e implementamos a mesma “logística” de conscientização, recolhimento e arrecadação, concentrando todas as doações na Midiateca. O envolvimento dos nossos alunos (tanto dos arrecadadores quanto dos oferecedores) mais uma vez foi intenso, revelando a boa receptividade das ações filantrópicas ou voluntárias que envolvem instituições de credibilidade. O trabalho resultou na coleta de mais de 700 kg. de alimentos não perecíveis, congregando Escola e Famílias no compromisso com o bem-comum.
No dia da entrega das doações, a responsável pela instituição beneficiada mostrou-se emocionada, porque não esperava receber de uma única doadora a quantidade arrecadada. Ponto para nós que doamos com consciência de causa; ponto para os que ainda se doarão para administrar os alimentos não perecíveis, visando à utilização racional, eliminação de desperdícios e transformação da “matéria-prima” em refeições e lanches saborosos.
Os alunos que estavam temporariamente na Midiateca participaram da mobilização e ajudaram a carregar os alimentos doados até o veículo trazido pela Instituição, estacionado na porta do Da Vinci. É muito positivo vivenciar a Escola tão movimentada, por conta dos bastidores de uma arrecadação solidária, em que não há destaques individuais, só a força coletiva.
O êxito alcançado em campanhas dessa natureza serve como estímulo para abraçar outros desafios e também para conceber novas iniciativas que agreguem, ao valor material, o espírito humanitário e a esperança de transformação.