No segundo semestre de 2010, o Centro Educacional Leonardo da Vinci teve a iniciativa de vislumbrar uma metodologia inovadora para a oficina de Robótica, compatível com as potencialidades dos alunos que nela costumam se inscrever.
Conhecendo mais a fundo a proposta da Robótica LEGO LÍDER, o professor Michel Guerra inseriu no programa, além dos conceitos tecnológicos e conteúdos específicos que acionam o pensamento lógico, atividades que contribuam para a construção de habilidades e competências para a vida, com ênfase para o espírito de liderança e empreendedorismo dos alunos.Na proposta desenvolvida tivemos tais objetivos em mente, como se vê abaixo:
- Utilizar a Robótica Educacional como ferramenta para desenvolver o trabalho em equipe, bem como despertar a iniciativa, ousadia, autoavaliação, concentração, responsabilidade e outros valores necessários ao perfil do líder empreendedor.
- Apresentar diferentes tecnologias para aprimorar o olhar do aluno para o contexto em que está inserido.
- Desenvolver o reconhecimento de oportunidades para o futuro a fim de levar o aluno a ser visionário.
A oficina de Robótica proporcionou também um momento muito especial de aprendizagem chamado APRENDIZ LÍDER. Este momento, ocorrido no dia 29 de novembro (das 17h30min às 20h), contou com a colaboração dos pais, a fim de conhecerem de perto os conteúdos e outros saberes trabalhados durante o período, além de se entreterem montando robôs. Formou-se assim um clima de cooperação e envolvimento, com revelação de potencialidades e reconhecimento da importância da atuação integrada.
Os objetivos foram alcançados nas duas primeiras turmas do projeto e dá-nos ânimo para "repetir a dose" em 2011, com os alunos do 5º ao 9º ano interessados em serem LÍDERES, sempre visando ao aprimoramento e à consolidação das boas práticas de ensino/aprendizagem.
Depoimentos de alguns pais:
"Boa Tarde Michel,
Foi muito proveitosa e interessante a oportunidade que tivemos de sermos alunos dos nossos filhos na oficina de robótica. Pudemos observar a dinâmica utilizada e todo o senso de responsabilidade, organização e espírito de equipe com que os meninos precisam trabalhar. Sinceramente fui surpreendido positivamente, pois não tinha a noção de que todos estes pontos eram abordados no curso. Além de prepararem nossos filhos para a robótica em si, orientam para problemas e desafios encontrados no cotidiano dos alunos.
Estão todos de parabéns; foi uma experiência formidável que indico a todos os pais e alunos.
Fernando Bohn Geller - responsável por Jonas Vianna da Motta"
__________________________________________________________________________________
"Olá, Michel, tudo bem?
Sou a mãe da Clara. Me diverti muito participando daquela última aula. No começo achei que não iría sair nada, mas depois percebí que era possível construir aquele
robô, desde que colocássemos o nosso interesse. Fiquei admirada com a capacidade das crianças, digo Clara e Fábio, pois pude ver de perto como são habilidosos.
Vejo que tal oficina, além do lado lúdico, tem o seu propósito. Aproveito esse espaço para dizer que, como o curso é composto de seis módulos (durante três anos), o custo podería
ser mais acessível, quem sabe decrescente a cada semestre, inclusive para dar estímulo para nós, pais, visto que as crianças como um todo fazem outras atividades, como esporte e inglês. Bem, é isso, foi muito legal participar e ver que valeu a pena o investimento!!!
Um abraço,
Priscylla de Angeli."
__________________________________________________________________________________
"Michel,
Fiquei muito satisfeito e impressionado com a oficina. Não esperava que vocês também trabalhassem a parte de liderança. A última aula foi muito boa, meu filho ficou feliz com a minha participação e o momento de encontro com os outros pais foi muito positivo. Parabéns a vocês.
Ernesto Conti Neto – pai do Eduardo Conti"