No dia 03 de fevereiro de 2011, o Da Vinci recebeu o Sr. Eduardo Pinheiro Monteiro - Investigador de Polícia, Bacharel em Direito, Pós-graduado em Segurança Pública, especialista em Crimes Virtuais, instrutor da Academia de Polícia e ex-chefe de investigação da NURECEL - para uma palestra onde o tema central foi o uso da internet pelos adolescentes.
Eduardo mostrou os principais problemas e perigos que a internet traz aos seus usuários, principalmente os mais jovens. O investigador mostrou sites de relacionamentos, como o orkut - comunidades que fazem apologias a drogas, sexo etc - facebook e similares, o msn e ainda falou do cyberbullying, pedofilia e por fim deu dicas de segurança.
A palestra, voltada para os alunos dos 6
os aos 9
os anos do Ensino Fundamental, mostrou aos adolescentes os cuidados que eles devem ter ao utilizarem a internet. Eduardo salientou que o uso do computador no quarto, principalmente os que possuem
webcam é um problema, pois já existem programas que são facilmente instalados pelos
harckers que conseguem acionar a
webcam mesmo sem o usuário perceber e captar imagens dos adolescentes se trocando, tomando banho etc.
Sobre o
cyberbullying, assunto em mídia ultimamente, Eduardo pontuou que são ofensas praticadas de várias maneiras e todas são consideradas crimes e os pais dos envolvidos são indiciados. Segundo ele, o
cyberbullying é um ato infracional e pode ser definido como calúnia, difamação e injúria. Vale ressaltar que de todos os crimes virtuais, 40% têm adolescentes envolvidos. O investigador ainda frisou que é possível e deve ser realizada investigações para achar o culpado e acabar com esse tipo de crime.
As principais dicas que o investigador deu foram: sempre colocar em primeiro lugar a sua segurança; ter sempre cautela; e para os pais, não se deve proibir a utilização da internet, mas sim orietar, conversar e controlar os acessos. Além disso, ele comentou todos devem tomar cuidado com as informações e fotos divulgadas nos sites de relacionamentos, inclusive nos e-mails, afinal, a internet não é segura.