Já faz algum tempo (não me parece assim tão distante), alunos atribuíam aos cadernos comprados uma identidade: desenhos ou escritos em gótico na primeira página; margens desenhadas nas que se seguiam; adesivos selecionados com critério para revelar gostos ou curiosidades. "De repente, não mais que de repente ...", tais marcas de pessoalidade permaneceram apenas para os alunos menores, como uma expressão da infância.
Eis que em 2011 a abertura dos cadernos da aluna Isabel Zandonade Matta (6ºA) trouxe de volta não só a "marca pessoal" como também o companheirismo e os dotes de sua mãe; e ainda a relação da dupla com o mote cultural em 2011 (o legado de Augusto Ruschi), presente tanto na agenda quanto na carteirinha estudantil, às quais Isabel teve acesso há pouco mais de uma semana.
Eis algumas das produções, para apreciação. Boas vindas à beleza da comunicação ética e estética.
Em tempos de avanços - necessários e louváveis - da Ciência das Comunicações, é salutar acompanhar voos em outras esferas, em especial na faixa das percepções. Significa que , mesmo estando atentos às inovações tecnológicas, muitos estudantes não se rendem a elas como "verdades absolutas", que já morreram de tão velhas.
Isso faz pensar nas trajetórias das elipses da tecnologia e do sentimento. Quando a tecnologia nos impacta, ocupa um primeiro plano e nos distrai do sentimento, deixando-o como um satélite; quando a tecnologia já não mais preenche, a elipse do sentimento reaproxima-se e as duas trajetórias se entrecruzam.
Para Isabel, a comunicação informativa foi transposta em conhecimento e produção, aliando técnica, sensibilidae e percepção, vetores que movem o homem em caminho à felicidade.
É um alento para inaugurar um ano letivo dedicado a Ruschi, que tanto inspirou a aproximação entre Ciências e Artes e tanto praticou em matéria de desenho. É um alento perceber que nossos alunos também podem dar conta dessas experimentações, e por conta própria!
GIULIA DE SOUZA CUPERTINO DE CASTRO · 19/02/2011 08h14Isabel, adorei seus desenhos!!!
Os seus cadernos vão dar mais inspiração para estudar e aproveitar mais um ano na nossa escola.
Parabéns pela iniciativa e pela beleza do trabalho.
Beijos.
Giulia, 4º ano I2